Empresas do grupo:

Início » Quais benefícios os dependentes do MEI tem direito?

Quais benefícios os dependentes do MEI tem direito?

por Ricardo
3 minutos ler

Todo trabalhador que contribui para o INSS possui direito ao benefícios previdenciários. Existem vários tipos de contribuição e elas podem variar conforme a profissão além da atividade profissional do trabalhador.

Para o trabalhador que se formaliza como MEI, o mesmo também possui direito aos benefícios da previdência, contemplados pelas normas da Lei complementar nº 128/2008.

A lei de número 128 de 2008 alterou a lei complementar 123 de 2006, lei essa popularmente conhecida como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que acaba tornando-o um contribuinte obrigatório junto a previdência.

Para resumo, todo o cidadão brasileiro que oficializa o cadastro como Microempreendedor Individual se torna segurado junto ao INSS o que lhe permite diversos benefícios do INSS.

Para você que já se formalizou como MEI ou que tem o interesse saiba agora quais são os benefícios previdenciários que você e seus dependentes podem receber.

MEI

Benefícios que o MEI passa a ter direito

Antes de abordarmos os principais benefícios previdenciários que o MEI tem direito precisamos contestar que para garantir direito aos benefícios é necessário cumprir um tempo mínimo de contribuição, a contabilização do tempo de contribuição é vinculada ao pagamento do DAS, que é o encargo que precisa ser pago pelo microempreendedor todos os meses.

Confira à seguir quais benefícios o MEI tem direito e o tempo mínimo de contribuição para concessão:

BENEFÍCIOTEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
Auxílio-doença12 contribuições
Aposentadoria por invalidez12 contribuições
Aposentadoria por idade180 contribuições
Salário-maternidade10 contribuições
Auxílio-reclusãoVariável
Pensão por morteVariável

Dependentes do MEI tem direito?

Os dependentes do MEI também possuem direito a alguns benefícios previdenciários, sendo eles:

BENEFÍCIOTEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
Pensão por Morte24 contribuições
Auxílio-reclusão18 meses contribuições

Caso o dependente seja menor de idade, o mesmo receberá até os 21 anos de idade, salvo nas hipóteses de invalidez ou deficiência.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More