Chamadas

Quais dívidas podem e não podem sujar o nome?

Estar com pendências financeiras podem levar a negativação do nome, levando a situação enfrentada hoje por mais de 60 milhões de pessoas no Brasil que estão com nome sujo.

Atrasar o pagamento de alguma conta, por exemplo, pode ser algo que leve o seu CPF à restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Com o nome negativado, o cidadão acaba impedido de conseguir obter crédito junto aos bancos e instituições financeiras, seja para solicitar um financiamento, empréstimo ou cartão de crédito.

Todavia, muitas pessoas se questionam sobre quais dívidas podem e não podem levar a negativação do nome, dessa maneira, aproveitaremos e explicar se realmente existem dívidas que podem ou não sujar o nome de uma pessoa.

Quais dívidas podem levar a negativação do nome?

De antemão, podemos dizer que qualquer dívida pode levar a negativação do nome, todavia, existem situações que levam a negativação, ou seja, não basta apenas ficar devendo.

Para que seu nome acabe restrito junto aos órgãos de proteção ao crédito, são necessárias algumas situações específicas que o credor deve fazer, situações que vamos conhecer a seguir:

Dívidas com empresas

Quando o consumidor realiza uma compra ou contrata um serviço do qual não emite o pagamento, a dívida por si só não levará a negativação.

Isso porque o credor é quem deverá lhe cobrar, todavia, caso você seja cobrado, mas não pague suas pendências, o credor poderá acionar os órgãos de proteção ao crédito para enviarem uma notificação.

Essa notificação dos órgãos de proteção ao crédito são para você quitar sua dívida, ou caso contrário seu nome ficará restrito junto aos órgãos como SPC e Serasa.

Protesto em cartório

Da mesma forma que no caso anterior, caso o credor não receba o pagamento de sua dívida, o mesmo poderá acionar o cartório para informar que você não pagou uma dívida.

Dessa maneira, você receberá uma notificação dizendo que se não houver o pagamento da dívida, o próprio cartório ficará encarregado de comunicar sua pendência junto aos órgãos de crédito, levando à negativação do seu nome.

Ação na justiça

Caso as atitudes listadas anteriormente não surtam efeito e você não pague sua dívida, o credor poderá acionar você na justiça para que você quite sua dívida.

Ao ser acionado na justiça, você também terá seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito e será negativado.

Cheque sem fundo

Caso você dê um cheque sem fundo para pagamento de um produto ou serviço, você será notificado para resolver este problema, onde, caso não seja regularizado, seu nome será protestado e negativado.

Falência também leva a negativação do nome

Ter participação em uma empresa que foi à falência também é outra situação que leva seu nome à negativação, devido às dívidas que estão em atraso.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago