Se você tem um negócio e não usa um sistema para registrar seus clientes, provavelmente está perdendo diversas oportunidades de manter relacionamento com eles e vender mais.
O cadastro de cliente é uma ferramenta que pode ajudar a fidelizar o consumidor e ainda auxiliar na tomada de decisões na gestão de sua empresa.
Como sua empresa tem lidado com os cadastros? Neste artigo vamos falar sobre a importância de cadastrar seus clientes, mantendo as informações centralizadas e atualizadas. Confira!
O que é cadastro de clientes?
O cadastro de clientes se refere ao processo de coleta de dados dos compradores, ou seja: informações adquiridas sobre quem compra do seu negócio.
Esses dados podem ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica.
As informações podem até parecer básicas, mas se usadas de forma inteligente e estratégica, podem se tornar muito úteis na hora de saber quem são esses clientes e como contatá-los.
Então, se tratados da maneira correta, esses cadastros podem se tornar ferramentas de gestão.
Para que serve o cadastro de clientes?
O cadastro de clientes pode ajudar você a entender melhor o que o consumidor procura em um produto ou serviço. Essas informações precisam ser continuamente atualizadas, monitoradas e avaliadas.
Portanto, com base nos dados do cadastro, você pode ajustar o produto de acordo com a necessidade que analisou, reduzindo assim o custo de atração de cada cliente.
Os dados obtidos no cadastro também são essenciais para a criação de relacionamento e contatos pós-venda, onde você pode coletar feedbacks sobre a compra, divulgar seus produtos, etc.
Qual a importância do cadastro de clientes para uma empresa?
Com o cadastro dos clientes atualizado, fica bem mais fácil traçar estratégias e ações que beneficiam o seu negócio, como o disparo de e-mails sobre o lançamento de um produto novo, por exemplo.
Como você poderia informar seus clientes sobre o lançamento se não tivesse os dados necessários cadastrados no seu sistema?
Além disso, ter os dados do seu cliente ainda ajuda a analisar se o lançamento do novo produto irá servir para esse consumidor. Assim, os anúncios, e-mails marketing e outras formas de divulgação são focadas nos compradores que realmente têm algum interesse.
Analisar o interesse do cliente ajuda a manter um relacionamento com ele e reduz os custos em ações que seriam realizadas, mas que não fariam tanto sentido se o consumidor não se enquadrasse no perfil daquele produto ou serviço.
Como fazer o cadastro de clientes da melhor maneira
Para fazer um cadastro de clientes eficiente, leve em consideração o contexto do seu negócio. Todas as informações devem ter um objetivo para não se tornarem um acúmulo de dados no sistema.
As informações mais comuns são:
- Nome completo (ou razão social);
- Nome fantasia (se for uma empresa);
- CNPJ/CPF;
- Aniversário/fundação;
- Endereço;
- Contato (e-mail e telefone);
- Atividade econômica/profissão;
- Total de funcionários (para empresa);
- Escolaridade (se for pessoa física);
- Formas de pagamento preferenciais.
Mas pedir muitas informações pode dificultar o preenchimento por parte do cliente, e talvez ele não tenha paciência para completar os dados. Além disso, pode gerar certa desconfiança em relação à segurança das informações.
Por isso, se o seu negócio não precisa de muitas informações, foque no básico:
- Nome completo;
- Telefone (de preferência com WhatsApp);
- E-mail principal;
- Aniversário.
Com essas quatro informações, você já consegue manter um relacionamento com o seu cliente. Lembre-se de armazenar todos os dados em um sistema seguro e confiável para que você possa acessá-los e atualizá-los sem dificuldade.
Como o cadastro de clientes ajuda a empresa?
Agora que você já sabe o que é o cadastro de clientes e quais informações são importantes para você, vamos detalhar melhor quais os principais benefícios dessa prática.
Lembre-se que, antes de começar, é essencial que você entenda internamente quais os objetivos desses cadastros para a sua realidade. Assim, as vantagens que explicaremos abaixo serão realmente sentidas por você.
Confira a seguir, em detalhes, como manter o cadastro dos seus clientes atualizado vai ajudar seu negócio!
Atendimento personalizado
Chamar o cliente de senhor e senhora é coisa do passado. No atendimento personalizado você chama o seu cliente pelo nome. Isso traz uma sensação de proximidade que ajuda a conquistar a confiança e a fidelizar o cliente.
Com um cadastro completo, você consegue não só chamar o cliente pelo nome, mas também, enviar mensagens de felicitações em seu aniversário, identificar quando ele entrar em contato para falar sobre algum problema ou dúvida e mandar comunicados relevantes para ele.
Jornada de compras
Com os dados do cliente cadastrados no seu sistema, é bem simples identificar o caminho que o cliente percorreu até finalizar a compra.
Analise o ciclo de compras – que é o histórico do cliente na empresa – para entender as preferências de produtos, as variações como tamanho e cor, e quanto o cliente gastou até hoje com a sua marca.
Com essas informações, elaborar estratégias e comunicação para os grupos de clientes certos pode ajudar a movimentar as compras de um cliente inativo, por exemplo.
Fidelização
A partir do momento em que o seu negócio mantém uma comunicação ativa, os clientes passam a entender melhor o propósito da marca.
Quando o consumidor precisar de algum produto ou serviço, aquela marca que manteve uma comunicação, mandou informativos relevantes e abraçou o problema até conseguir resolver, é dessa marca que ele vai lembrar e, possivelmente, voltar a adquirir o produto ou serviço.
Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.
Pós-venda
Com a concorrência aumentando cada vez mais, não basta vender para o cliente uma única vez. Por isso, o pós-venda é essencial para a manutenção do relacionamento e diminuição da rotatividade.
Faça uma pesquisa de satisfação, peça feedbacks e ouça o que os clientes têm a dizer sobre o seu negócio. A partir disso, busque melhorar a experiência dos consumidores da marca.
Sistema de cadastro de clientes
Não adianta pegar as informações dos clientes, anotar em um caderno e depois esquecer de entrar em contato. Isso só vai tomar seu tempo de uma forma nada prática.
Por isso, ter um sistema de gestão é a melhor forma de manter os cadastros centralizados e atualizados.
Além de garantir a segurança dos dados, um sistema facilita o manuseio na hora de realizar a atualização cadastral e também a consulta do histórico do cliente.
Por isso, um sistema de gestão completo e automatizado, como o vhsys, é tão importante para o seu negócio.
A plataforma vhsys possui módulos integrados, fazendo com que a gestão da empresa seja completa e trabalhe em conjunto, sem correr o risco de perder informações.
Com o vhsys você controla:
- Financeiro;
- Estoque e inventário;
- Vendas, orçamentos e pedidos;
- Notas fiscais;
- Cadastro de clientes e fornecedores;
- E muito mais!
Além disso, com o vhsys você ainda acessa as informações de qualquer lugar, a qualquer hora, pois o sistema é compatível com tablet, smartphone e computador.
Assim, você acompanha de perto o andamento do seu negócio e ganha tempo para focar no que realmente importa para você.
Fonte: Vhsys