Chamadas

Quais os direitos de quem trabalha nos domingos e feriados

Domingos e feriados existem para o trabalhador descansar, no entanto, nem tudo pode parar nessas datas, como lojas em shopping, padarias, supermercados e restaurantes. Neste caso, precisa ter funcionários a disposição para que a empresa funcione. 

Mas os trabalhadores que precisam atuar em escalas de finais de semana e feriados tem seus direitos garantidos pela legislação trabalhista. Os empregados que trabalham nos finais de semana e feriados, vão ter direito a folgas e receber dobrado pelo trabalho.

As empresas precisam ter um expediente elaborado que possa funcionar aos domingos e feriados, seguindo as regras da lei. Para isso, vão precisar de um sistema de escalonamento que deverá dar ao funcionário uma folga semanal.

A Reforma Trabalhista quando entrou em vigor passou a permitir que empregador e empregados possam fazer acordos para compensar o trabalho nos dias de feriados.

Também, é garantido ao colaborador receber dobrado toda vez que trabalhar em dias de feriados e aos domingos. Porém, o pagamento não precisa ser necessariamente em dinheiro. A empresa poderá usar o banco de horas para oferecer ao empregado uma outra opção, ter folga em outro dia.

O trabalhador e a empresa podem realizar o acordo por meio de negociação, ou ao contratar o funcionário a empresa já estabelece a regra de trabalho aos feriados e domingos. Sendo que só é permitido trabalhar aos domingos, duas vezes ao mês. 

O que dará ao trabalhador a chance de ter um domingo de folga no mês. Isso porque a lei garante ao empregado ter 24 horas seguidas de folga, por semana, independente de tipo de vínculo empregatício.

Em contrapartida, o trabalhador também não pode recusar-se a trabalhar aos domingos, já que a empresa pode exigir isso, desde que organize uma escala de revezamento e cumpra as normas da legislação.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

5 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

12 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

18 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

18 horas ago