Home + Lidas Quais os principais impostos pagos pelas empresas?

Quais os principais impostos pagos pelas empresas?

por Ricardo
3 minutos ler

São vários os impostos pagos por empresas no Brasil, afinal, além daqueles que são comuns a todas as atividades, existem aqueles específicos dos ramos de atuação.

O tema exige atenção dos empresários e gestores, já que o pagamento em atraso ou o descumprimento das obrigações pode gerar diversos prejuízos financeiros e atrapalhar, inclusive, a imagem dos negócios perante os clientes e fornecedores.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Por ser assim, no post de hoje listaremos os principais impostos que devem ser pagos pelas empresas brasileiras e, ao final, apresentaremos dicas para que mantenham a contabilidade em ordem e os pagamentos em dia. Confira!

Principais impostos pagos por empresas

Impostos Federais

Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)

O IRPJ é o imposto cobrado de todas as empresas que exercem atividades regulares. Ele pode ser declarado anualmente ou trimestralmente e a alíquota variará conforme o regime tributário: lucro real, lucro presumido, lucro simples ou lucro arbitrado.

O não pagamento ou a indicação errada das informações provoca a incidência multas e sanções penais ou administrativas, sendo possível, inclusive, a condenação por crime de sonegação fiscal.

Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)

A CSLL é uma contribuição que incide sobre o lucro líquido da empresa e tem a finalidade de contribuir para a seguridade social do Brasil e auxiliar na proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos, como saúde e aposentadoria. O pagamento é feito por meio do documento de arrecadação (DARF) e o cálculo e o período de pagamento variarão conforme o regime tributário.

Programa de Integração Social e Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público

O PIS/PASEP é administrado pela Receita Federal e tem caráter de contribuição social. As alíquotas variam entre 0,65 e 1,65 e a apuração é mensal. Por ser assim, as empresas e entidades privadas devem providenciar o recolhimento até o 15º dia útil do mês seguinte ao da apuração.

Contribuição para o financiamento da seguridade social

O COFINS incide sobre o faturamento mensal das empresas e também visa contribuir para a seguridade social e para as ações voltadas à proteção dos direitos básicos dos cidadãos. A apuração também é mensal e as alíquotas variam entre 3% a 7,6%.

Imposto sobre Produtos Industrializados

O IPI incide sobre produtos industrializados e a apuração ocorre a cada 10 dias. Devem contribuir com esse imposto todos aqueles que realizam desembaraço aduaneiro ou trabalham com a saída de produtos de estabelecimentos industriais.

Instituto Nacional da Seguridade Social

O INSS é de recolhimento obrigatório e todas as empresas devem providenciar o cumprimento dessa obrigação, já que as multas por atraso são altíssimas. As alíquotas variam entre 25,8 a 28,8% e incidem sobre a folha salarial.

Imposto Estadual

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

O ICMS incide sobre a circulação de mercadorias e deve ser recolhido a cada transação. A alíquota varia de acordo com o Estado de localização da empresa e o valor deve ser especificado na Nota Fiscal que acompanhará o produto até o destino final.

Imposto Municipal

Imposto sobre Serviços

O ISS incide sobre a prestação de serviços e a base de cálculo é o valor total do serviço prestado. A alíquota varia de Município para Município e é preciso ficar atento à legislação municipal para verificar os procedimentos corretos para realizar o recolhimento.

 

Via nexaas

Você também pode gostar

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More