Chamadas

Quais os riscos de não pagar o IPVA do seu carro?

Todo início de ano é marcado por muitos boletos a serem pagos pelo cidadão brasileiro. É preciso ter muito controle com as finanças a fim de poder quitar tudo que é preciso. Por isso, muitas pessoas se perdem na data ou nas finanças e muitas optam por não pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ou atrasar.

Porém, fique sabendo que a inadimplência envolve uma série de riscos e transtornos, tanto financeiros quanto jurídicos. Além de poder ter o carro apreendido, o motorista pode encarar multas e burocracias.

Muitas vezes, vale a pena se programar e priorizar essa conta. Mas, mesmo economizando bastante, nem sempre é possível ter dinheiro suficiente. 

Mas quais são as consequências se eu não pagar o IPVA ou atrasar? Vejamos:

Quais os riscos de não pagar IPVA?

A primeira é que você não conseguirá fazer o licenciamento do seu veículo, processo responsável por validar a documentação do automóvel. Sem estar devidamente licenciado, o carro pode ser apreendido.

Além disso, o cenário pode ficar ainda pior. Em caso IPVA atrasado, poderá receber um comunicado pelo correio com o prazo para acertar a pendência. Caso não pague mesmo assim, seu nome pode ser encaminhado para a lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC.

O carro pode ser apreendido pela polícia?

Sim pode e ainda há um agravante. Além do IPVA, será preciso pagar os juros e a multa referente aos dias que seu carro ficou parado no pátio do Detran. 

E ainda há o transtorno de ter que ir ao pátio do Detran que é cheio de burocracia e lento. Será preciso pagar um boleto diretamente no banco, além de validar algumas documentações. Caso não consiga pagar a dívida, o carro irá para leilão.

Como funciona a multa cobrada pelo atraso do IPVA?

A cada dia que você fica sem pagar o IPVA, é aplicada uma multa de 0,3%, no caso do estado de São Paulo. Essa porcentagem vai aumentando todos os dias. Quando chegar a 60 dias de atraso, o valor da multa estará em 18%. 

A partir dai ela não sobe mais. É importante lembrar que além dessa multa, ainda existem os juros que são baseados na taxa Selic. Os valores da multa variam de acordo com cada estado. Por isso, é preciso consultar o site do Detran do seu estado para verificar os valores.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago