Foto: Agência Brasília
A responsabilidade de um funcionário e de um empregado no momento de uma demissão, vai variar de como vai ocorrer o desligamento.
No conteúdo de hoje vamos esclarecer as formas de demissões e quais os direitos e deveres de cada parte.
A demissão pode acontecer por diversos motivos, por isso pode encaixar em várias categorias de rescisão de contrato, fazendo jus a direitos e obrigações variantes conforme a situação.
Com esta realidade que estamos vivendo, infelizmente muitas empresas estão desligando funcionários e com isso esses cidadãos buscam a recolocação e também outras oportunidades melhores.
Por isso deve às empresas que os funcionários estejam atentas às regras de cada término de vínculo empregatício, assim ambas estarão cientes de suas responsabilidades.
Este desligamento é a demissão mais grave, isto ocorre quando o funcionário comete alguma infração que não é permitida nas diretrizes da empresa, isso faz com que o funcionário seja demitido sem direito de receber suas verbas rescisórias.
Logo, o trabalhador não terá os direitos adquiridos pelo contrato CLT, tendo direito somente no saldo de salário dos dias trabalhados no mês e o valor das férias vencidas (se possuir).
Lembrando que o motivo da justa causa não deve ser citado na carteira de trabalho.
A demissão por justa causa também pode ser provocada por parte do colaborador, muitos não sabem, mas é possível, neste caso a empresa não cumpre com as suas obrigações, nesta situação é garantido os 40% de multa em cima do FGTS, bem como direito ao aviso e seguro-desemprego.
Esta demissão ocorre quando o funcionário não acrescenta nos interesses da empresa, por isso o empregador decide desligá-lo e neste caso o funcionário possui uma série de direitos.
Quando isto acontece, o funcionário tem interesse no fim do contrato, isto independe da vontade do empregador.
O aviso pode ser definido junto a empresa, em regra é necessário ser cumprido e caso não ocorra, o empregador poderá descontar do saldo a receber.
O recebimento de valores, será acertado o saldo do salário, bem como as férias acrescidas de ⅓ e 13° proporcional.
Este é muito comum, o mesmo não está previsto na CLT e acontece quando o colaborador gostaria de ser demitido, porém isto não ocorre por parte da empresa.
Na maioria das vezes, acontece a demissão sem justa causa, com isto é devolvido os 40% da multa rescisória, com isso o empregador não tem mais ônus e o ex funcionário tem todos os direitos trabalhistas.
Ressaltando que além dessa demissão não estar prevista legalmente na CLT ela é considerada ilícita.
Esta modalidade não estava prevista na CLT, porém com a reforma trabalhista, hoje está presente no artigo 484-A, esta é uma forma de legalizar o acordo entre as partes.
Com isso a empresa economiza e o colaborador tem a rescisão solicitada.
Quando isto ocorre, as duas partes concordam com o desligamento e outros benefícios são levantados pelo funcionário.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Conteúdo escrito por Laís Oliveira
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…