Chamadas

Quais são as obrigações acessórias do Simples Nacional?

As obrigações acessórias são uma espécie de dever administrativo que visa gerenciar o cumprimento das demandas exigidas por um tributo (a obrigação principal). 

São elas que fornecem aos órgãos fiscalizadores todas as informações necessárias para confirmar que o pagamento de impostos foi realizado de forma correta. Dessa maneira, é possível identificar falhas tributárias e reduzir a incidência de fraudes fiscais. 

Existem vários tipos de obrigações acessórias, variando de acordo com o regime tributário em que se está enquadrado. Hoje, vamos falar sobre as obrigações acessórias específicas do regime do Simples Nacional, conhecendo as principais delas. Confira: 

DEFIS

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais é uma obrigação acessória de envio anual. Nela constam diversas informações, como: faturamento, lucro líquido, pró-labore, IRRF, dividendos, etc. A DEFIS deve ser entregue sempre até 31 de março.

RAIS

Os optantes pelo Simples Nacional devem emitir os livros Razão e Diário, a fim de comprovar o lucro auferido. O livro caixa também pode ser utilizado pelo contribuinte, mas não possui caráter comprobatório.

NOTAS FISCAIS

Os contribuintes devem emitir Notas Fiscais (NFs) das transações realizadas em suas empresas, bem como mantê-las arquivadas por 5 anos. O mesmo se aplica para as Notas Fiscais para Serviços de Qualquer Natureza (NF-ISS).

DIRF

A Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte informa sobre o recolhimento de IR de cada funcionário no último ano-calendário. Se a empresa não tiver funcionários, deve-se emitir a DIRF negativa.

APURAÇÃO MENSAL

Deve-se enviar mensalmente, através do PGDAS-D, a relação dos impostos daquele período. Assim, é possível gerar o documento único de pagamento, o DAS.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai transformar sua carreira profissional!

Com informações Dr. Fiscal

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

1 hora ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

2 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

2 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

3 horas ago

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

4 horas ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

4 horas ago