Imagem Por fizkes / elements envato / editado por Jornal Contábil
Se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), é a melhor opção para os trabalhadores autônomos. Afinal, através da formalização do seu negócio, o trabalhador passa a adquirir uma série de benefícios e vantagens que vão desde o direito à aposentadoria até mesmo a emissão de notas fiscais.
Contudo, como se trata de um regime empresarial, mesmo que simplificado, o trabalhador que se formalizar como MEI também possui algumas obrigações mensais que devem ser cumpridas, de modo a garantir a continuidade como Microempreendedor Individual.
Mensalmente, o MEI deverá pagar uma quantia referente aos tributos obrigatórios, além do recolhimento do INSS que dá acesso a benefícios previdenciários.
Todos os tributos e INSS são feitos recolhidos através do pagamento da guia mensal DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Os valores do DAS variam de acordo com a categoria de atividade ao qual o MEI exerce, ficando da seguinte forma:
O boleto do DAS pode ser pago em bancos, lotéricas, caixas eletrônicos, aplicativos de banco ou ainda é possível optar pelo débito automático.
Para manter o MEI ativo, o microempreendedor deve realizar anualmente a entrega da DASN-SIMEI (Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional).
O documento indica o valor recebido pelo microempreendedor ao logo do último ano de exercício. De forma prática, o preenchimento do DASN-SIMEI é importante para manter o controle financeiro e o registro dos serviços prestados.
Sem o envio da obrigação, o MEI fica impossibilitado de gerar o DAS mensal, o que pode levar ao cancelamento do seu CNPJ, mesmo que pendências financeiras fiquem em aberto.
Outra obrigação que o MEI deve se atentar é quanto à emissão de notas fiscais. Isso porque, ao prestar serviços diretamente ao consumidor final (pessoa física), não há obrigatoriedade na emissão de nota fiscal em alguns casos.
Contudo, no caso de serviços prestados a outros CNPJs (pessoas jurídicas) independente do porte da empresa, o MEI é obrigado sempre a emitir a nota fiscal.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…