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A internet se tornou fundamental nos tempos modernos em todos os aspectos, inclusive, com diversas oportunidades de empregos nos mais diversos segmentos.
E a área do marketing digital vive um momento promissor para quem quer encontrar uma profissão no ramo e se destacar.
E com a quarentena, período no qual as pessoas estão mais em casa, aliada à crise econômica, o segmento de marketing digital ganha ainda mais espaço, como uma alternativa profissional, especialmente para os jovens que querem decidir o seu caminho profissional.
E o melhor é que a carreira no marketing digital tem oportunidades para as mais diferentes áreas, com boas expectativas de salários e de crescimento profissional.
Se interessou em fazer carreira no marketing digital, mas ainda busca mais conhecimentos sobre qual caminho seguir?
Então, leia esse artigo até o final e confira quais são as principais profissões de marketing digital.
Além disso, daremos dicas para você conhecê-las melhor e decidir em qual ingressar. Não perca.
A profissão de marketing digital envolve, como um todo, o “marketing”, ou seja, todos os processos relacionados para a divulgação e venda de produtos e serviços.
E a construção de marcas e o relacionamento com os seus clientes é o carro chefe do marketing digital, sendo cada vez mais usados por empresas privadas, governos, instituições e até mesmo por pessoas físicas.
Ele é formado por um conjunto de práticas, voltadas para as ferramentas on-line. Ou seja, sites, blogs, redes sociais, aplicativos, entre outras.
Você segue os princípios da divulgação dos seus produtos e marcas, mas com o diferencial é que o conteúdo e forma de interação ocorre menos diretamente.
Portanto, quem trabalha com marketing digital faz esse serviço usando os recursos digitais, com uma abordagem própria.
Apesar de ter uma função parecida com o marketing tradicional, a profissão de marketing digital tem o seu diferencial, e os profissionais possuem formações diferenciadas e técnicas específicas para cada área.
O marketing digital geralmente atua na área de humanas, mas também envolve questões de conhecimento sobre exatas.
Veja agora os principais temas estudados em cursos de formação para este segmento.
O marketing digital é um dos atuais produtos da comunicação, pois usa a internet para espalhar informações diversas e divulgar marcas. Afinal, o objetivo é ir além da venda, oferecendo para o público conteúdos de valor, passando a mensagem de maneira clara e objetiva.
Mas além da comunicação, o marketing digital também é relacionado com finanças É muito comum que profissionais formados nos cursos de economia ou de gestão financeira trabalhem no setor.
Isso ocorre porque o marketing usa muito o financeiro, para a criação de orçamentos e para o cálculo das vendas. Portanto, é necessário o entendimento também de economia.
Geralmente as profissões de marketing digital também envolvem um negócio próprio. Por isso é fundamental o conhecimento de como funciona uma empresa.
A gestão, administração e até mesmo em algumas engenharias, como a de produção, fazem parte deste processo.
Assim, a área de publicidade não deve estar isolada, mas sim compor no total da estratégia da marca, o que inclui a sua gestão.
As profissões de marketing digital também buscam conhecimento em tecnologia, sendo um requisito básico para quem quer ingressar na área.
Afinal, você trabalha o tempo todo com o computador e a internet, precisando usar diversos gadgets.
Dessa forma, saber como funciona a área de um programador e o funcionamento da rede, de sites e de outras plataformas é fundamental para a sua atividade.
O uso de planilhas é um grande recurso para organizar o dia a dia do profissional de marketing digital.
Pois, um profissional dessa área geralmente lida com um grande número de campanhas, acessos orgânicos, custo por cliente e tantos outros dados que precisam ser administrados.
Assim, aprender Excel vai ajudar o profissional a conseguir executar este processo de maneira mais eficiente e produtiva.
Conheça agora quais são as 10 profissões de marketing digital mais comuns e confira se alguma delas tem o seu perfil. Aproveite:
Atualmente, toda empresa que está presente nas redes sociais consegue um contato mais direto com clientes e potenciais clientes.
E ter um profissional responsável para gerenciar essas contas é fundamental.
Por isso, invista nas mídias sociais para cuidar da imagem da sua marca, contratando um social media, que lida com um público cada vez mais exigente, comunicativo e conectado com a internet.
O social media ou profissional de marketing digital deve ter conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para gerenciar as ações de marketing, tais como anúncios no Instagram e Facebook, monitorar métricas de engajamento e entre outras nos canais de mídia social.
Quem trabalha em uma grande empresa precisa de um planejamento do conteúdo que será divulgado nas mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.
Mas isso não quer dizer que o trabalho em pequenas empresas não seja planejado. Geralmente, por lidar com um público menor, a ideia é criar um laço maior com ele, para a fidelização e para gerar engajamento.
Assim, os conteúdos devem ser ainda mais específicos e com maior qualidade.
Produzir um conteúdo de qualidade é essencial para a criação de qualquer estratégia no marketing digital.
Assim, contratar um profissional qualificado para produzi-lo faz toda a diferença.
Já que, essa pessoa é responsável por introduzir a marca no mercado, pesquisando temas e produzindo conteúdos interessantes e que tenham o perfil do público alvo da companhia.
O conteudista deve conhecer diversas plataformas, temas e ferramentas, adequando o texto para a sua linguagem, como vídeos, blogs, textos, áudios, infográficos, e-books, apresentações, whitepaper, webinários, ao vivo, imagens, entre outros.
Ou seja, ele prepara o público para conhecer o seu produto através da produção de conteúdo relevante e que agregue valor.
Porque, muitos clientes não buscam um produto específico, mas sim uma solução para determinado problema. E assim o seu conteúdo vai estabelecer este contato.
Um conteúdo de qualidade ajuda a aumentar o tráfego orgânico do seu site, o número de seguidores nas redes sociais, o número de leads geradas pelo blog, além de capacitar mais vendas e alimentar as relações públicas da empresa.
Com a popularidade do comércio eletrônico no Brasil, o profissional de e-commerce é hoje muito demandado, porém, ainda escasso no mercado. Mas ele pode ser fundamental para o marketing digital.
Eles são especializados em trabalhar com vendas online para lojas virtuais, apontam a logística, e avaliam as métricas das empresas em ações pontuais, analisando o que deu certo ou não. Além de sugerir soluções e técnicas para o aumento das vendas.
Esse profissional trabalha com links patrocinados, conteúdos pagos, banners para sites e blogs, postagens na bio, aplicativos com login e senha.
Ou seja, vai executar tudo isso em vários canais, negociando os preços, a quantidade de anúncios, o tempo da veiculação, em quais locais e horários.
Assim, ele gera leads e conquistar clientes com campanhas CPC (Custo por Clique) e CPA (Custo por Aquisição), além de mensurar e otimizar as mídias pagas com o uso do Google Analytics e de ferramentas de automação de marketing.
A estratégia no marketing digital significa inclui o monitoramento de todos os resultados. E quanto melhor e mais completa a análise de resultados mais condições terá de melhorar suas estratégias de marketing.
O Google Analytics é uma valiosa ferramenta para analisar os dados e resultados do seu negócio. Mas ela não é a única disponível no mercado. Outras podem oferecer dados ainda mais completos.
E o analista de métricas é uma profissão de marketing digital que exige conhecimento de diversos sistemas de monitoramento, para assim determinar quais as melhores métricas e KPIs (indicadores chave de desempenho) para as empresas investirem.
O SEO (Search Engine Optmization) é extremamente importante para gerar audiência em seu site. E exige conhecimento em tráfego originado de mecanismos de busca, para assim, conseguir alcançar as melhores posições do Google.
Geralmente um produtor de conteúdo tem os conhecimentos das estratégias necessárias para que o rankeamento dos textos de um site esteja entre as primeiras posições da SERP dentro dos mecanismos de busca.
Para se tornar um profissional da área é possível com cursos específicos da área com autoridades do mercado.
Conhecer e dominar os mais de 200 fatores de ranqueamento, dominar SEO on page e off page, aprender sobre copywriting e estratégias de marketing de conteúdo.
O Social CRM trabalha na Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja, é responsável por gerar as mensagens para se comunicar com clientes, futuros clientes, pessoas da empresa, colaboradores, etc.
Mas, não basta simplesmente escrever. É necessário o uso de métricas, estudos, pesquisas para saber qual é o melhor momento para falar com ele, analisando horário, dia ou local. E isso pode acontecer antes, durante ou após a compra.
Essa ação faz parte do Funil de Vendas, em que o social CRM vai estudar estas formas de falar com o cliente, pensando na compra de um produto ou serviço.
Literalmente, este profissional trabalha com a Experiência do Usuário, ou seja, foca nas informações sobre como o usuário está interagindo nos canais digitais.
O profissional costuma pensar como o usuário e assim vai possibilitar a geração de conteúdos focados neste usuário, estando mais bem preparada para oferecer os melhores produtos e experiências e assim aumentar o engajamento e consequentemente as vendas.
Conhecido como “gerador de resultados”, este profissional faz análises, e precisa ter raciocínio lógico e boas habilidades com números, planilhas, letras, siglas e dados.
Isso porque tratam-se de assuntos mais técnicos para a realidade dos consumidores, para transformá-las em ações práticas, as quais, as empresas necessitam adotar para se consolidar no mercado.
O assessor de imprensa também tem um importante papel no marketing digital, pois é uma forma de expor as empresas na grande mídia, como TV, rádio e sites.
Literalmente, ele assessora tudo o que uma empresa precisa para atuar em vários canais, indo além da televisão ou do jornal impresso.
Ele cuida de eventos públicos aos conteúdos postados na internet, sendo o representante da empresa diante a imprensa.
Ele é o responsável por falar com pessoas, públicos e influenciar todos eles. Ele precisa conhecer a marca e o modo certo para fazer isso. Um jornalista tem conhecimento adequado para esta profissão.
E precisa saber tudo sobre o comportamento das pessoas, dos consumidores, das vendas e do que se espera do futuro também.
Agora que você já sabe quais são as principais profissões de marketing digital e deseja ingressar na carreira, escolha a que você se identifique e tenha as habilidades necessárias, para que possa entregar os melhores resultados nos meios online.
DICA EXTRA: Dizer que inglês na carreira profissional é indispensável já não é novidade, outras formas são abrir seu próprio negócio, prestar consultoria, trabalhar como freelancer, entre outras, ou seja, o inglês na carreira profissional abre portas.
Para aprender inglês e saber como agir no ambiente empresarial o inglês essencial pode ajudar.
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