As mudanças no mercado de trabalho acompanham os avanços da tecnologia e a necessidade das pessoas. Há mudanças constantes em áreas importantes do nosso cotidiano como transporte, comunicação e tecnologia. As chamadas profissões do futuro são carreiras promissoras com grandes chances de estarem em alta nos próximos anos.
Com a modernidade, novas funções são criadas no mercado de trabalho e, com isso, as tradicionais acabam não sendo mais tão atrativas.
Se você está prestes está buscando uma nova colocação profissional, saber quais são elas é uma grande oportunidade.
Acompanhe a seguir.
Veja agora algumas das profissões que terão muitas vagas e oportunidades em um futuro próximo.
“Big data” se refere a um grande volume de dados e informações que são coletados via internet, seja por meio de softwares, aplicativos ou sites, sempre que você baixa algo, faz um cadastro ou interage online.
Este profissional tem a função de extrair informações como o perfil de compra dos consumidores ou os produtos que são mais vendidos, que são valiosas para que uma empresa crie estratégias e atendam seu público-alvo de forma mais assertiva.
Para seguir essa carreira é preciso ter um conhecimento amplo em programação, matemática e estatística aplicada a dados. Também é necessário um perfil analítico para saber a importância de cada dado para o negócio.
As opções de cursos ao nível de graduação ou pós-graduação são Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Análise de Desenvolvimento de Sistemas e outros da área.
O trabalho deste profissional é explorar e testar as tendências digitais e fazer o uso inteligente de tais recursos para criar autonomias nas tarefas do dia-a-dia.
Quem se interessar nesta profissão, precisa ter formação técnica em TI ou diploma em Ciências da Computação. Além disso, valoriza-se o conhecimento em segurança da informação, linguagens de programação e cloud computing.
Com cada vez mais informações pessoais compartilhadas no mundo virtual, é preciso garantir que elas estejam seguras de ataques de hackers e sejam usadas para o crime. Estes profissionais são os responsáveis por identificar e resolver falhas nos sistemas que podem estar vazando estes dados.
Faz parte também do seu trabalho, criar relatórios de risco e propor soluções e ferramentas que protejam contra ameaças virtuais. Para trabalhar como especialista em cibersegurança é preciso investir em um curso de graduação em Tecnologia da Informação e seguir com uma especialização com cursos complementares.
Aqui entram psiquiatras, terapeutas, psicólogos e afins que trabalham em promover qualidade de vida às pessoas. Este cuidado dificilmente terá substituição por máquinas e por isso elas entram no ranking de profissões do futuro.
Além disso, a expectativa de vida aumenta cada vez mais, o que amplia a necessidade de maior número destes trabalhadores qualificados. Para seguir carreira nessa área é preciso gostar do contato com pessoas, saber ouvir e contribuir de forma positiva. Quanto aos hard skills, é preciso cursar graduação em psicologia, medicina ou outros cursos da área.
O aumento das compras online, principalmente durante e após a pandemia do coronavírus, influenciou na mudança do perfil do consumidor atual. Com ferramentas de fácil acesso, ele está muito mais exigente em comprar produtos de qualidade pelo melhor preço e conseguem influenciar, de forma positiva ou não, na decisão de compra de outros consumidores.
As empresas que não se atentarem a este comportamento podem ficar para trás de seus concorrentes. Por isso o trabalho do UX designer (do inglês “User Experience Design” ou “Designer de experiência do usuário”) vai ser cada vez mais necessária no mercado de trabalho, é ele que é o encarregado pela interação com os clientes em potencial e por dar todo o suporte necessário para que a marca tenha uma boa reputação no meio online.
Para seguir essa profissão não é preciso formação em um curso superior específico, mas uma graduação ou pós em áreas relacionadas são consideradas um diferencial. Quanto às soft skills, é importante ser comunicativo, ter empatia, gostar de trabalhar em equipe e de resolver problemas.
Dentre as tarefas de um geneticista está a identificação da probabilidade de um indivíduo desenvolver certas doenças no futuro. Este conhecimento é cada vez mais procurado por pessoas que buscam aumentar sua expectativa de vida e agir de forma preventiva no cuidado com a saúde.
Para se tornar um geneticista, o profissional precisa cursar medicina, bioquímica ou biomedicina e fazer uma especialização e residência em Genética.
Responsável pela gestão das marcas e comunicação com o público-alvo por meio de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, etc. Essa é uma profissão bastante requisitada nos tempos de hoje e vai se manter requisitada no futuro. As empresas que desejam se tornar referência na sua área, precisam de uma estratégia de divulgação que abranja as principais mídias digitais.
As áreas de formação mais comuns deste profissional é em Marketing, Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social. Além disso, é preciso gostar de se comunicar online, ser criativo, proativo e estrategista.
Com Informações Catho
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…