Todo ano, os brasileiros precisam acertar suas contas com o Imposto de Renda. Neste ano de 2022, o prazo de entrega já começou no último dia 07 de março e segue até o dia 29 de abril.
Existem duas formas de se entregar a declaração de imposto de renda. A declaração simplificada, na qual o contribuinte só declara sua fonte pagadora e eventualmente algum imóvel ou bem em seu nome.
A outra forma é a declaração completa onde é possível descontar gastos com educação e médicos tanto para si quanto para os dependentes. Outra dedução que pode ser feita é com os pagamentos de empregados domésticos registrados, pela contribuição previdenciária patronal que deve ser calculada sobre um salário mínimo.
Mas algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a relação entre o prazo e o dinheiro a receber. Então, é melhor mandar a declaração no início, no fim do prazo? Ou tanto faz? Quais as vantagens de entregar logo?
Acompanhe a leitura abaixo e vamos explicar.
As declarações devem ser entregues até o dia 29 de abril, às 23h59. Quem não consegue entregar nesse prazo, deve pagar multa de um por cento por mês de atraso. A multa é calculada sobre o valor do imposto de renda devido na declaração, a multa mínima é de R$ 165,74 e no máximo 20% sobre o valor do imposto de renda devido na declaração.
Quando você preenche a declaração de imposto de renda cedo, é possível ganhar tempo para incluir documentos que possam estar faltando, como comprovantes que ajudam a pagar menos impostos ou a receber restituição. Os pedidos de reembolso médico e educacional devem ser acompanhados de mais informações sobre os fornecedores que emitiram as notas, e talvez precise de mais tempo para buscar estes dados ou as cópias corretas que serão aceitas pela Receita Federal sem risco de cair na malha fina.
O Imposto de Renda funciona da seguinte forma: quem entrega primeiro sua declaração de bens, recebe o retorno primeiro sobre eventuais erros.
Este ano, o número de lotes foi reduzido para 5 e não mais 7 lotes de restituição. Eles começam a ser entregues em 31 de maio e o último será 30 de setembro. Idosos e pessoas com deficiência são beneficiados ao receber nos primeiros lotes e, depois, se obedece a ordem de entrega da declaração. Portanto, quanto antes entregar, maiores as chances de receber primeiro.
Caso você precise pagar algum tributo, entregar a declaração com antecedência ajuda no planejamento financeiro, pois você prevê os gastos com o imposto com uma certa antecedência. Além disso, ao entregar a declaração de imposto de renda antes, é possível mandar uma declaração retificadora dentro do prazo, para corrigir problemas que você só identificou depois de mandar a declaração.
Com a decisão de fazer a declaração antes do prazo final, o contribuinte evita possíveis problemas no site da Receita Federal nos dias finais. O site tende a congestionar pelo alto número de acessos ao mesmo tempo. Ao longo do tempo, a força do congestionamento está diminuindo, mesmo assim é importante evitar os últimos dias e acabar não conseguindo enviar a declaração.
Deixar para fazer a declaração depois do prazo acarreta em multa. O contribuinte está sujeito à multa de 1% a 20% sobre o total do imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
Sim. Para quem entrega a declaração mais tarde ou já no fim do prazo tem uma leve vantagem, por assim dizer. É que o dinheiro da restituição será corrigido pela taxa Selic. Portanto, quanto mais tarde entregar a declaração mais dinheiro você receberá por causa dessa correção.
Mas, pense bem, pois até receber a restituição, esse dinheiro ficará na Receita rendendo apenas a Selic. Porém, ao declarar mais cedo, você receberá antes o dinheiro e poderá fazer um investimento mais vantajoso com uma rentabilidade acima da Selic.
Agora que você já sabe que é mais vantajoso entregar a declaração de imposto de renda o quanto antes, não espere até o dia 29 de abril para entregar a sua. O prazo já começou, portanto não perca mais tempo.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…