É muito comum, quando falamos em marketing, relacionarmos a um departamento ou a um conjunto de estratégias para alavancar as vendas.
No entanto, o marketing é muito mais do que isso.
Digamos que, por ele ser tão complexo e envolver tantas variáveis, foi necessário separá-los em termos diferentes.
Afinal de contas, um empreendedor pode utilizar o marketing para diversos objetivos, como para atrair novos clientes, otimizar os processos estratégicos, se relacionar diante da sociedade, se tornar uma referência no mercado, ter uma boa marca, entre outros.
Por essa razão, nós decidimos listar quais os diferentes tipos de marketing e quais as suas principais características.
Você quer saber como pode ter mais resultados e maximizar seus lucros com o marketing? Então continue lendo!
O Outbound Marketing se baseia em estratégias feitas para literalmente “correr atrás” de leads (potenciais clientes).
De outra forma, o Outbound Marketing se baseia em ações diversas para chegar até os clientes, sem que os mesmos tenham procurado ou entrado em contato com a empresa.
Diferente do Inbound Marketing, esse conceito visa ações ativas e procura ao máximo se relacionar e converter leads.
Se você atua com a venda de rachador de lenha, algumas ações para alcançar clientes são os links patrocinados, e-mail marketing e pop-ups interativos.
O marketing de conteúdo se trata da criação de um conteúdo altamente rico e relevante, com o intuito de atrair e se relacionar com os clientes.
O marketing de conteúdo, além de atrair novos clientes, também amplia o leque de comunicação, torna o relacionamento com os clientes mais interativo e faz com que a plataforma na web tenha chances de se posicionar nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing.
Se você tem uma empresa de chapa de acrílico, o marketing de conteúdo é uma ferramenta para divulgar seus serviços e se tornar uma referência em seu setor!
Por fim, temos o Endomarketing, que não se trata dos clientes externos à empresa, mas sim, criam estratégias personalizadas para solucionar as necessidades dos clientes internos, ou seja, dos próprios colaboradores.
Com o Endomarketing, é possível a empresa elaborar campanhas focadas nos funcionários, com o objetivo que os mesmos tenham mais motivação e sejam mais reconhecidos dentro da organização.
Em uma indústria de conexões pneumáticas, por exemplo, as campanhas mais utilizadas de Endomarketing, estão os planos de benefícios, disponibilização de campanhas de viagem, day-off, bonificações diversas, entre outros.
Além disso, o endomarketing também alavanca a imagem da empresa e constrói uma imagem positiva da marca.
Dessa forma, ela pode ter vantagens competitivas e se destacar.
Agora que já entendemos sobre o marketing e seus diversos segmentos, o que acha de aplicar alguns deles em seu próprio negócio? Gostou do post? Então conta pra gente! Nós queremos muito saber sobre sua opinião.
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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