Fique Sabendo

Quais são os direitos dos portadores de HIV?

No dia 1° de Dezembro é o dia Mundial da Luta contra AIDS, este dia é para desenvolver e reforçar a luta mundial contra a AIDS.

O intuito deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, ter troca de informações e experiência perante a sociedade.

Aproveitando esta data na matéria de hoje vamos falar sobre os direitos das pessoas que são portadoras do HIV, continue conosco e mantenha-se informado. 

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS, é justamente para se falar da infecção por HIV e da AIDS, para a população saber mais sobre esta doença. 

Constituição Brasileira

De acordo com a nossa constituição às pessoas portadoras de HIV, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm seus direitos garantidos, que é o princípio da dignidade humana e o acesso à saúde pública e por isso são amparadas pela lei. 

No Brasil existe uma legislação específica quanto aos grupos mais vulneráveis ao preconceito e à discriminação, como homossexuais, mulheres, negros, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas     infecciosas e de deficiência.

Veja os Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da Aids.

Em 1989 os profissionais de saúde e membros da sociedade civil criaram com o apoio do Departamento de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, a Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da Aids. Esta documentação foi aprovada no encontro nacional de ONG que trabalham com Aids (ENONG), em Porto Alegre (RS). 

  • Todas as pessoas têm direito à informação clara, exata, sobre a aids.
  • Os portadores do vírus têm direito a informações específicas sobre sua condição.
  • Todo portador do vírus da aids tem direito à assistência e ao tratamento, dados sem qualquer restrição, garantindo sua melhor qualidade de vida.
  • Nenhum portador do vírus será submetido a isolamento, quarentena ou qualquer tipo de discriminação.
  • Ninguém tem o direito de restringir a liberdade ou os direitos das pessoas pelo único motivo de serem portadoras do HIV/aids, qualquer que seja sua raça, nacionalidade, religião, sexo ou orientação sexual.
  • Todo portador do vírus da aids tem direito à participação em todos os aspectos da vida social. Toda ação que visar a recusar aos portadores do HIV/aids um emprego, um alojamento, uma assistência ou a privá-los disso, ou que tenda a restringi-los à participação em atividades coletivas, escolares e militares, deve ser considerada discriminatória e ser punida por lei.
  • Todas as pessoas têm direito de receber sangue e hemoderivados, órgãos ou tecidos que tenham sido rigorosamente testados para o HIV.
  • Ninguém poderá fazer referência à doença de alguém, passada ou futura, ou ao resultado de seus testes para o HIV/aids, sem o consentimento da pessoa envolvida. A privacidade do portador do vírus deverá ser assegurada por todos os serviços médicos e assistenciais.
  • Ninguém será submetido aos testes de HIV/aids compulsoriamente, em caso algum. Os testes de aids deverão ser usados exclusivamente para fins diagnósticos, controle de transfusões e transplantes, estudos epidemiológicos e nunca qualquer tipo de controle de pessoas ou populações. Em todos os casos de testes, os interessados deverão ser informados. Os resultados deverão ser transmitidos por um profissional competente.
  • Todo portador do vírus tem direito a comunicar apenas às pessoas que deseja seu estado de saúde e o resultado dos seus testes.
  • Toda pessoa com HIV/aids tem direito à continuação de sua vida civil, profissional, sexual e afetiva. Nenhuma ação poderá restringir seus direitos completos à cidadania.

Existe uma Lei antidiscriminação que foi criada em 2014 e publicada a Lei n° 12.984, de 2 julho, que define o crime de discriminação aos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e doentes de aids. 

Legislação: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L12984.htm

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Outros Direitos da pessoa que sofre de HIV

Auxílio-doença

O auxílio-doença é concedido a qualquer cidadão que faça suas contribuições em dia para o INSS e que não possa exercer suas atividades laborais em razão de doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos.

A pessoa portadora do HIV terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição mas é necessário estar na qualidade de segurado.

O auxílio-doença  é cortado quando o segurado recupera a sua capacidade e retorna ao trabalho ou quando o benefício se transforma em aposentadoria por invalidez. 

Neste caso a concessão de auxílio-doença só será concedido após a comprovação da incapacidade em exame médico pericial da Previdência Social. 

A pessoa portadora do HIV pode ter direito a aposentadoria por invalidez?

O portador de HIV também têm direito a aposentadoria por invalidez, porém é necessário passar por perícia médica de dois em dois anos, caso contrário o benefício é suspenso. 

A aposentadoria por invalidez deixará de ser paga quando o segurado recupera a sua capacidade e volta às suas atividades laborais.

Para requerer o benefício a pessoa tem que contribuir para a Previdência Social por no mínimo 12 meses, em casos de doença, se for acidente o tempo mínimo de carência é nulo, porém é preciso estar inscrito na Previdência Social.

O portador HIV tem direito ao LOAS?

É garantido um salário mínimo mensal à pessoa incapacitada para a vida independente e para as suas atividades laborais, assim como, idosos com 65 anos ou mais, que comprovem  não possuir meios de prover a própria manutenção e nem tê-la provida por sua família. 

Para requerer este benefício a pessoa deve dirigir-se ao posto do INSS mais próximo e comprovar a sua situação.

Tal comprovação poderá ser feita com apresentação de Laudo de Avaliação que no caso é a perícia médica do INSS ou a equipe multiprofissional do Sistema Único de Saúde. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por: Laís Oliveira 

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago