Chamadas

Quais saques do PIS/Pasep serão liberados ainda em 2022?

O abono salarial PIS/Pasep está deixando os trabalhadores confusos. E essa confusão começou no ano passado, quando o governo adiou o pagamento do abono referente ao ano-base 2020, que só foi liberado em fevereiro deste ano.

Muita gente quer saber quando será liberado o PIS/Pasep referente a 2021, que deveria ter sido pago no ano passado. Com o adiamento, ficou complicado para o brasileiro saber quando vão liberar o calendário de pagamento.

Em fevereiro de 2022 foi liberado pela Caixa Econômica Federal o abono salarial de 2020 para 24,3 milhões de trabalhadores. O banco informou que ainda existem dois saques para serem realizados ainda em 2022. São valores que não foram retirados em 2019 e o dinheiro das cotas PIS/Pasep que estão ‘esquecidos’ e você pode ainda retirar essa grana.

A chance para quem não retirou ainda os valores referentes ao abono 2019 e 2020 vai até 29 de dezembro deste ano. Agora, se você perder o prazo, vai precisar esperar pelo próximo calendário para poder sacar o valor.

Já as cotas do PIS/Pasep, para o trabalhador ter acesso, precisará solicitar à Caixa para liberar o saque.

A Resolução nº 838, de 24 de setembro de 2019 garante ao trabalhador o prazo de 5 anos para resgatar os valores do abono salarial.

Quem tem direito ao abono Pis/Pasep?

Para o empregado com carteira assinada sacar o abono salarial, deverá estar cumprindo os seguintes requisitos:

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Não vão poder sacar o abono salarial: 

  • empregado (a) doméstico (a);
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Como solicitar o saque Pis/Pasep esquecido?

Para quem não sacou o dinheiro entre fevereiro e março deste ano, ainda vai poder retirar os valores até o final de 2022. 

Neste caso, para você saber se tem direito ao benefício e qual valor vai receber, basta acessar o aplicativo Caixa Trabalhador ou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O app informa se o trabalhador possui o saque do abono habilitado, o valor e a data em que o dinheiro ficou disponível.

Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível ter acesso ao valor do abono salarial referente aos anos anteriores. Para sacar o dinheiro ‘esquecido’, é preciso fazer uma solicitação, indo a uma unidade do Ministério do Trabalho ou ligar para o número 158.

Também por e-mail, você pode solicitar a grana esquecida, o endereço eletrônico para você fazer o procedimento é: trabalho.uf@economia.gov.br trocando as letras “uf” pela sigla do seu estado, veja o exemplo: trabalho.rj@economia.gov.br.

De acordo com o Ministério do Trabalho, os trabalhadores que não tiveram o Pis/Pasep habilitado mas tinham direito ao benefício no calendário atual, vão poder retirar o dinheiro. Desde 5 de abril é possível fazer a  solicitação do saque do Pis/Pasep que ficou disponível nas Superintendências Regionais do Trabalho mediante recurso administrativo.

O pagamento do abono salarial pode ser feito de diversas formas, sendo elas:

  • Crédito em conta corrente ou Poupança da Caixa ou Conta Digital;
  • Crédito pelo app Caixa Tem em conta poupança digital;
  • Cartão Social e senha em caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui;
  • Em uma agência da Caixa apresentando documento de identificação.

Cotas do PIS/Pasep

As cotas do PIS/Pasep podem ser retiradas pelos trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1970 a 1980. Segundo a Caixa, mais de 10 milhões de brasileiros têm direito ao saque das Cotas do PIS/Pasep em 2022. São valores que ficaram acumulados na conta do trabalhador decorrente das distribuições realizadas pelo Fundo PIS/Pasep nos exercícios 1971/1972 e 1988/1989.

Para quem é correntista da Caixa Econômica Federal o valor cairá na conta automaticamente. Para realizar o saque nas agências, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, use o Cartão Cidadão e senha.

Caso você não tenha identificado o depósito, deverá comparecer a uma agência da Caixa, portando um documento oficial com foto e o valor será liberado.

Documentos necessários:

  • Carteira de Identidade
  • Carteira de Habilitação (modelo novo)
  • Carteira Funcional reconhecida por Decreto
  • Identidade Militar
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros
  • Passaporte emitido no Brasil ou no exterior
  • Lembrando que o prazo para a retirada do dinheiro termina em 1º de junho de 2025. Após essa data, os valores não movimentados serão devolvidos à União.
Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

37 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago