Você já ouviu falar no Simples Nacional? Ele é um regime tributário, criado em 2007 pelo governo brasileiro. O seu objetivo é facilitar o pagamento de impostos dos micro e pequenos empreendedores de todo o território nacional.
Portanto, podemos dizer que esse programa possibilita que os empreendimentos possam recolher os tributos por uma única guia, a chamada DAS. Sejam eles do âmbito municipal, estadual ou federal.
O Simples Nacional uma das melhores opções para as empresas que faturam até R$4,8 milhões anuais para se encaixarem nas obrigações tributárias. Continue acompanhando e saiba quais os segmentos que pagam mais impostos nesse tipo de regime. Boa leitura!
Antes de mais nada, vamos te explicar o que é o Simples Nacional. Como dissemos, ele é um regime tributário para facilitar o pagamento de impostos de micro e pequenos empreendedores.
Portanto, o Simples Nacional reúne oito impostos em um único boleto, DAS. São eles:
Por meio do estudo realizado pela E-Fiscal e Studio Fiscal, foi possível mapear o valor médio e máximo de cada segmento dentro do mercado econômico.
Portanto, veja quais são as áreas que mais contribuem com o Simples Nacional:
Além de esses segmentos serem os que mais pagam impostos pelo Simples Nacional, eles também costumam pagar tributos em excesso. Em síntese, pagam obrigações fiscais desnecessárias para a sua área, pesando o caixa empresarial.
Isso por falta de planejamento fiscal. Essa é uma estratégia extremamente importante para o setor financeiro de uma empresa caminhar devidamente.
Mesmo que as empresas tenham optado pelo Simples Nacional, a carga tributária que incide sobre cada segmento é bem elevada. Portanto, é muito importante que elas contem com um apoio fiscal para realizar o devido planejamento.
Esse tipo de ação consegue organizar os tributos que são necessários para o Simples Nacional. Portanto, dessa maneira é possível evitar que impostos sejam pagos indevidamente.
Quando uma organização paga mais tributos do que o necessário, fica com a saúde financeira comprometida. Afinal, ela perde dinheiro e fica desorganizada. Portanto, o sucesso do negócio pode ficar em risco.
Entretanto, ao realizar o planejamento fiscal da sua empresa, você vai estar a par de todas as questões ficas da sua organização. Portanto, terá consciência do que é necessário ou não pagar.
No entanto, não é somente para os tributos do Simples Nacional que serve o planejamento fiscal. Portanto, ao colocar em ação essa estratégia é possível identificar as oportunidades de otimizar o caixa da sua empresa.
Portanto, ao economizar no pagamento de impostos, é possível investir em outras questões para alavancar seus negócios. Entretanto, é necessário saber em quais aplicações financeiras você realmente deverá apostar. Afinal, ela deve ser assertiva.
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…