Hoje vamos esclarecer a diferença entre DIRPF e Dirf, esteja atento e bem informado para evitar dores de cabeça no momento em que for fazer a sua declaração de imposto de renda neste ano de 2021.
A sigla DIRF quer dizer, ‘Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte’, o mesmo deve ser enviado para à Receita Federal, com as informações dos rendimentos pagos pelo empregador ao trabalhador.
Neste consta todos os tributos e contribuições que foram retidos pela fonte pagadora e já está incluso os impostos sociais, estamos falando do PIS e Cofins.
Esta obrigação é para as pessoas jurídicas e físicas que pagaram ou creditaram rendimentos e os mesmos tenham retenção dos Impostos sobre as Rendas Retidas nas Fontes.
É necessário que o empregador tenha as seguintes informações:
É obrigatório que as empresas informe a retenção de imposto ou contribuições, mesmo que seja em apenas um único mês:
Agora vamos falar sobre o prazo de entrega da DIRF. Veja abaixo!
O prazo para este ano de 2021 é para o dia 26 de fevereiro, até às 23h 29 minutos.
O mesmo torna-se obrigatória para:
Para as empresas que estão excluídas, incorporadas ou fundidas no ano-calendário de 2020, a pessoa jurídica precisa apresentar a Dirf 2020 relacionada ao ano-calendário de 2019.
Neste ano de 2021 a declaração será gerada pelo programa gerador da Declaração Dirf, da Receita Federal, o mesmo pode ser baixado no sistema Windows e Linux.
É possível sim, isso pode ocorrer em até 5 anos e para isso é só acessar o programa e apresentar a declaração retificadora.
Se acontecer o atraso, logo você terá que pagar uma multa que vai de 2% a 20% em cima do montante de tributos e contribuições informados na declaração.
Se mesmo com o prazo o mesmo não for cumprido, a empresa vai sofrer autuação e consequentemente o valor da multa mínima é de R $ 200 para:
Agora que já explicamos o que é DIRF, vamos falar sobre o que é DIRPF. Veja no texto abaixo.
A sigla DIRPF que diz “Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física” é feita pelos funcionários de uma empresa e também pessoas físicas.
O DIRF tem o objetivo de amenizar a sonegação de impostos, quando este documento é entregue, logo a Receita faz o cruzamento com os dados da DIRPF, que é feita pelos trabalhadores das empresas.
Resumindo para ficar fácil de você entender, a DIRF é para as pessoas jurídicas e a DIRPF é para as pessoas físicas e trabalhadores.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Laís Oliveira
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…