Empresas do grupo:

Início » Qual a diferença entre o endereço fiscal e endereço comercial?

Qual a diferença entre o endereço fiscal e endereço comercial?

por Ricardo
5 minutos ler
Photo by @yanalya / freepik

Muitos empreendedores têm dúvidas quando começam a preencher os formulários para abertura de uma empresa, uma delas, é sobre o endereço fiscal e comercial.

É importante salientar que existem diferenças entre eles. Confira abaixo quais são elas e porque ambos são importantes:

O que é endereço fiscal?

O fato é que ter um endereço fiscal é obrigatório para atender as exigências documentais. É esse endereço que vai constar no contrato social e CNPJ, entretanto, ele não precisa configurar nos cartões de visita, site e redes sociais. 

Por conta disso, o endereço fiscal da sua empresa pode ser o endereço residencial, pois o objetivo dessa exigência é ter um local para envio de correspondências e que o fisco possa te encontrar, caso haja necessidade.

Agora, se você mora de aluguel, não será possível colocar o seu endereço residencial como endereço fiscal. Nesse caso, solicite orientação de uma assessoria contábil para encontrar uma solução mais plausível.

Hoje em dia, muitas pessoas estão optando pelo Co-Working, que pode ser uma boa alternativa.

Ter um endereço fiscal não é opcional, mas sim obrigatório para atender as exigências tributárias e de registro.

O que é endereço comercial?

Este se refere ao endereço em que o empreendedor vai apontar como o lugar onde vai desenvolver a sua atividade. 

Ele serve para passar uma certa credibilidade aos clientes, além disso, é onde será todo o funcionamento do seu negócio, desde a parte comercial como administrativa.

O endereço comercial é divulgado ao seu cliente, nesse caso, ele não precisa constar no registro da empresa, pois é onde o negócio realmente funciona.

No entanto, aqueles empreendedores que não possuem local fixo para trabalhar ficam na dúvida de qual endereço informarão ao órgãos competentes. É aí que entra o endereço fiscal.

O endereço comercial é indicado para empresas que já possuem registro e que querem conquistar a expansão dos seus negócios.

Endereço fiscal e comercial – Qual é o mais importante?

Muitas empresas já constituídas e fortalecidas no mercado usam o endereço comercial, ou então, possuem um escritório onde centralizam toda a parte burocrática, destinando um endereço fiscal para ele, pois é onde recebem toda a correspondência e tratam de assuntos legais.

No entanto, aqueles empreendedores que estão começando agora e ainda não possuem um lugar físico para desempenhar as atividades, devem registrar a empresa em um endereço fiscal.

Dessa forma, o empreendedor tem mais liberdade para trabalhar à partir de casa ou até mesmo em um escritório de co-working. O endereço fiscal assegura a regularização do negócio, desde então, é possível garantir que a empresa tenha o cadastro na junta comercial, CNPJ e outras documentações para desempenhar suas atividades.

A principal vantagem é a redução de gastos para abertura da empresa, uma vez que o empreendedor não precisa se preocupar em alugar um imóvel e ter altos custos mensais para conseguir atender a legislação.

Portanto, aqueles que desejam abrir o próprio negócio de prestação de serviços com baixo investimento, tem essa oportunidade de trabalhar sem infringir nenhuma lei.

Em suma, o endereço fiscal é ideal para:

  • Empreendedores iniciantes, que querem sair da informalidade e ainda não possuem condições de abrir um endereço comercial;
  • Empreendedores em crescimento – Já passou da fase inicial, mas está querendo aumentar o faturamento e ainda está buscando maneiras para isso;

O endereço fiscal e comercial são situações distintas, porém, ambas com sua importância. 

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Senhor Contábil

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More