Imagem por @tirachardz / freepik
Muito se fala em mudanças quando o assunto é aposentadoria. Isso porque após a Reforma da Previdência ocorrida em 2019, foram estabelecidas algumas regras que precisam ser cumpridas por aqueles que querem se aposentar este ano.
Por isso, hoje chamamos a atenção dos homens, uma vez que a reforma também trouxe alterações quanto à idade para pedir o benefício. Então, continue acompanhando este artigo e veja como ficou a aposentadoria do homem em 2021.
Se você está se organizando para conseguir a aposentadoria é necessário cumprir requisitos mais rigorosos. Dentre eles está a idade para que homens possam se aposentar. No entanto, temos duas situações: para aqueles que já contribuíram antes da Reforma da Previdência (novembro de 2019), podem se aposentar em 2021 com 62 anos tendo contribuído por 35 anos.
A segunda situação é a seguinte: os homens que se tornaram segurados do INSS depois da data de publicação da reforma, ou seja, que começarem a pagar o INSS a partir do dia 13 de novembro de 2019, a idade para pedir a aposentadoria é de 65 anos e 20 anos de contribuição.
A diferença que podemos destacar, é que os homens que são novos contribuintes, terão que contribuir por mais tempo ao INSS para se aposentarem. Vale ressaltar também que a aposentadoria por idade é possível apenas para os homens que começaram a contribuir a partir da referida data de alteração.
Aqueles que estão próximos de se aposentarem, podem contar com as regras de transição. Então, veja as modalidades que os homens podem escolher e a idade e o tempo de contribuição para pedir o benefício em 2021.
Aposentadoria por idade: nesta regra, os homens precisam ter a idade mínima de 65 anos e tempo de contribuição mínima de 15 anos e carência de 180 meses em 2021.
Aposentadoria por tempo de contribuição: leva em consideração o tempo mínimo de 35 anos para os homens. Mas lembre-se que existem algumas categorias que, por possuírem condições de trabalho diferenciadas, possuem prazos menores. Neste caso estão os professores, por exemplo, que podem solicitar o referido benefício após 30 anos.
Veja como conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição:
1ª: A regra dos pontos para homens que contribuíram antes de 13 de novembro de 2019, basta preencher os seguintes requisitos:
A cada ano será exigido um ponto a mais, chegando a 105 pontos para os homens, em 2028. Mas se você possuía 96/86 pontos antes da Reforma, já tem o direito a se aposentar. Por isso, é preciso se organizar para pedir sua aposentadoria.
3ª: A regra de Pedágio 50%, é voltada aqueles homens que tinham 33 anos de contribuição na data de publicação da reforma de Previdência. É preciso contribuir mais 50% do tempo que faltava para o homem atingir 35 anos de contribuição. Não há idade mínima.
4ª: Na regra de Pedágio 100% o homem poderá se aposentar a partir dos 60 anos, mas precisa cumprir um pedágio de 100% do tempo que falta para chegar aos 35 anos de contribuição na data em que a reforma entrou em vigor.
Neste caso, a idade pode variar desde que sejam atingidos os pontos. Veja como fica para quem contribuiu antes da reforma:
Para aqueles que passaram a contribuir depois da reforma, fica da seguinte forma:
A aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência é devida ao cidadão, que uma vez cumprida carência de 180 contribuições e é aplicada conforme o seu grau de deficiência.
É considerada pessoa com deficiência, de acordo com Lei Complementar n° 142/2013, aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, impossibilitem sua participação de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Além de ser pessoa com deficiência no momento do pedido, é necessário comprovar as seguintes condições para ter direito a este benefício:
Grau de deficiência:
Leve: 33 anos para homens e 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência;
Moderada: 29 anos para homens e para homens e 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência;
Grave: 25 anos para homens e 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…