Abrir um negócio demanda responsabilidades. Afinal, são várias as regras e obrigações que uma empresa precisa cumprir antes de abrir as portas. Uma dessas regras é a Inscrição Estadual.
A Inscrição Estadual é fundamental para algumas empresas, pois está diretamente ligada a um determinado tipo de tributo e também ao que a empresa comercializa.
A Inscrição Estadual é um número que representa o registro da empresa no cadastro do ICMS e a identifica como um estabelecimento regular. Essa inscrição permite que a empresa possa comercializar produtos ou serviços que tenham repasse de mercadorias.
Todas as empresas que comercializam qualquer tipo de produto tem a obrigação de pagar o ICMS, e para poder pagar esse imposto, é preciso ter cadastro junto ao seu estado. Logo, a inscrição estadual é obrigatória. No cadastro calcula-se quanto imposto será pago sobre cada uma das vendas feitas pela empresa.
No caso do MEI a Inscrição Estadual é aberta automaticamente quando uma atividade que necessita da inscrição tem adição no CNPJ. Já para MEs e EPPs o processo varia um pouco. Neste caso a inscrição é gerada através de um pedido no momento em que a empresa está sendo aberta ou quando há alteração de CNAES que necessitem da inscrição.
Leia também: Ciências Contábeis EAD: Vale a pena cursar?
Para tirar a sua inscrição estadual, é necessário separar alguns documentos pessoais e da empresa. São eles:
Após preencher todos os dados solicitados no site da SEFAZ do seu estado, basta aguardar a análise do órgão.
O site mais utilizado para consultar a Inscrição Estadual das empresas é o da Sintegra. Ao acessar o endereço, basta fazer o seguinte passo a passo para avaliar a documentação da empresa que desejar:
Outras formas de consultar esses dados é por meio de códigos fontes de programação que utilizam plataformas online ou até o Excel para o acesso.
Leia também: Veja quais são as empresas obrigadas ao Lucro Real e como…
Como vimos, esse registro está relacionado ao tipo de empresa e ao recolhimento do ICMS. Portanto, é sempre importante contar com um profissional de contabilidade para garantir que tudo seja ocorra da forma correta.
Dessa forma é possível evitar problemas com órgãos públicos, assim como penalidades e multas por parte do Governo. Lembre-se que a Inscrição Estadual está prevista na legislação e qualquer erro pode gerar um prejuízo para a empresa.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…