As notas fiscais são documentos importantes. Eles são usados para comprovar que houve uma transação comercial.
Ou seja, a venda de produtos ou serviços executados. Toda empresa deve emitir notas fiscais nestes casos, para que possam ser pagos os impostos devidos.
A punição para quem não armazenar essas notas pelo período de seis anos, exigência da legislação nacional, é a aplicação de uma multa, que fica entre 10% a 30% do valor do documento emitido.
Há estados que aplicam 10%, por exemplo.
Segundo o P.O do Smart Online, Ezequias Bernardo, a responsabilidade do armazenamento das notas fiscais é da própria empresa que as emitiu.
“Após este período, as notas podem ser arquivadas e não é necessário guardar o documento. Porém, há vantagens em armazená-las mesmo depois dos seis anos. As informações obtidas nos documentos fiscais podem ser utilizadas para o planejamento do negócio. A empresa consegue saber para quem mais vendeu, de quem recebeu notas, quantidade de notas recebidas, produtos, etc. Em resumo, é possível extrair informações úteis para o negócio, com base nos documentos armazenados”, explica.
Ainda de acordo com ele, existe a possibilidade de guardar as notas fiscais de uma maneira muito mais segura e prática: de forma online.
“Para garantir a segurança das notas fiscais, as informações são criptografadas e possuímos o controle de acesso”, conta.
Sobre a Online Applications
Sediada em Campinas/SP, a Online Applications apresenta para o mercado suas aplicações tecnológicas desenvolvidas para as áreas fiscal e de logística por meio de soluções SaaS.
Com softwares de gestão empresarial armazenados em nuvem, as soluções são capazes de gerenciar, direcionar e apontar diferentes informações e dados com precisão, agilidade e confiança.
A empresa promove transformação para mais de 300 clientes, sendo que alguns deles são Azul Cargo, Tupperware, Sonepar, SmartKargo e UPS.