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Qual é a diferença entre lucro e faturamento?

Você sabe como aumentar os lucros da sua empresa? Essa pode parecer uma tarefa complexa, entretanto, podemos afirmar que é perfeitamente possível de ser executada. Existem alguns procedimentos que você pode adotar e que interferem diretamente em seu lucro. 

Neste artigo, mostraremos alguns conceitos básicos sobre a lucratividade e como você pode adotar estratégias para aumentá-la. Saiba mais!

Qual é a diferença entre lucro e faturamento?

Inicialmente, é importante entender a diferença entre lucro e faturamento. Este último pressupõe apenas a emissão de suas notas fiscais de venda ou prestação de serviços e demais tipos de fatura.

O lucro, por sua vez, é o resultado da subtração de todo o seu faturamento com os gastos que ocorreram na empresa durante um período, sejam eles relacionados com a sua atividade ou não. 

Como aumentar os lucros da empresa?

Entendido o conceito e a diferença entre lucro e faturamento, passaremos para a etapa de demonstração de como aumentar a lucratividade do negócio. Continue lendo!

Redução de gastos

O primeiro passo é a redução de gastos. Custos e despesas representam um percentual significativo de comprometimento dos seus lucros. Portanto, você deve organizá-los e verificar a possibilidade de eliminar ou reduzir alguns gastos desnecessários.

Escolha do regime de tributação adequado

Outro fator que reduz muito a lucratividade de uma empresa é a escolha do regime de tributação inadequado. Basicamente, existem três modalidades: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Planejamento correto de estoque

Outro problema muito comum que afeta diretamente o lucro de uma empresa é o planejamento incorreto de estoque. Comprar produtos desnecessários ou ter em falta itens fundamentais para gerar receitas pode causar prejuízos incontáveis que refletirão negativamente na sua lucratividade.

Utilização devida de bens e serviços de consumo

Por fim, você também deve avaliar a utilização indevida de bens ou serviços de consumo, tais como energia elétrica, impressões e até mesmo copinhos de café. Às vezes, são nessas pequenas despesas que encontramos os maiores vilões da lucratividade das empresas. 

Como aumentar os lucros utilizando indicadores de desempenho?

Para aumentar a lucratividade da sua empresa, você também pode utilizar alguns indicadores de desempenho. Um deles é o EBTIDA (Lucro Operacional). Ele serve para demonstrar aos gestores que sua empresa está sendo capaz de gerar receita com base exclusivamente em suas atividades operacionais, desconsiderando quaisquer impactos financeiros relacionados aos juros, taxas e até mesmo tributos que ocorrem sobre as operações de um negócio.

Outro tipo de indicador de desempenho que também deve ser utilizado são os KPIs. Eles são ferramentas que servem para avaliar o desempenho e o sucesso de uma empresa, focando em como os seus processos estão sendo executados e verificando se os resultados que foram planejados, de fato, estão sendo alcançados.

Esses indicadores demonstraram ao gestor a situação financeira do seu negócio e podem servir para fornecer informações cruciais a fim de que ele tome decisões que impactarão diretamente a sua lucratividade.

Com base nas informações extraídas desses indicadores e adotando as medidas que mencionamos anteriormente, o gestor de uma empresa conseguirá saber como aumentar os lucros da sua organização e, consequentemente, terá a chance de potencializar seus resultados, construindo um negócio sólido e próspero. 

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Fonte: GPME

Wanessa

Redação Jornal Contábil

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