É comum que os trabalhadores tenham imprevistos que motivam a falta ao trabalho, por isso, é importante que as empresas façam o devido controle dessas ausências.
Isso pode auxiliar o empregador a entender como funciona o dia a dia de trabalho em sua empresa, além de verificar as taxas de absenteísmo e como evitar que as faltas possam causar resultados negativos ao desenvolvimento da empresa.
Desta forma, chamamos a sua atenção para entender o que a lei diz sobre as faltas dos trabalhadores e o como o departamento pessoal pode lidar com essa situação, para garantir que sejam cumpridas as legislações em vigor.
Então, continue conosco e saiba mais sobre o controle das faltas.
Você deve estar se perguntando qual a importância de se fazer o controle das faltas que venham ocorrer em sua empresa.
Desta forma, ressaltamos que isso garante o desempenho das atividades e, caso haja a necessidade de um funcionário faltar, toda a equipe pode se organizar para suprir a necessidade.
Além disso, se há excesso de faltas, o empregador também deve ser informado, a fim de evitar possíveis dificuldades e até mesmo prejuízos relacionados à queda de produtividade.
Além das faltas, o empregador pode saber sobre ausências não programadas, atrasos ou saídas antecipadas.
Assim, é possível que a empresa tome as devidas providências para auxiliar o empregado em suas dificuldades.
Isso pode evitar principalmente uma possível demissão.
A legislação trabalhista admite determinadas situações em que o empregado pode faltar ao serviço, sem que haja qualquer desconto em seu salário.
Para que você entenda melhor, ressaltamos o artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Nele constam todas as principais ocasiões legalmente aceitas como justificativa para as ausências do funcionário. Veja quais são:
Além dessas hipóteses listadas acima, o próprio regimento interno da empresa poderá definir as situações que abonam a falta do funcionário.
Assim, todas as informações devem ser esclarecidas ao trabalhador, bem como, a necessidade de serem apresentadas comprovações, como por exemplo, atestados e comprovantes de comparecimento.
Somente poderá ser realizado o desconto no salário caso a falta não seja justificada pela lei.
Vale lembrar que além do desconto do salário, as faltas dos funcionários ainda podem interferir nos dias de férias a que ele teria direito.
Para controlar as faltas, o empregador pode aderir ao sistema de pontos para facilitar na contabilização das horas trabalhadas.
Um grande número de faltas sem justificativa pode ter sérias consequências ao trabalhador.
A principal delas é a demissão por justa causa, fazendo que ele perca o direito à multa sobre o FGTS, o seguro-desemprego e o aviso prévio.
Para o trabalhador que deixa de trabalhar por 30 dias sem apresentar uma justificativa, a empresa poderá entender que houve o abandono de emprego.
Desta forma, a orientação é de que o empregador converse com o funcionário, para saber o que tem motivado as faltas frequentes.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por: Samara Arruda
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…