Quando você lê o teto máximo da aposentadoria, o que vem na sua cabeça? O próprio nome já diz né? Valor máximo que um segurado pode receber da previdência social.
No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto.
Continue conosco e confira!
Reajuste anual do salário mínimo
Com o reajuste do salário mínimo no começo deste ano de 2021, o teto máximo da previdência também foi reajustado, sendo um valor de R $6.433,57.
Teto da aposentadoria
Como já mencionei acima, o teto da previdência neste ano será de R $6.433,57, porém para receber este valor o segurado precisa cumprir alguns requisitos.
Reforma da previdência
Antes de ocorrer a reforma da previdência eram descartados 20% das menores contribuições, com isto o cálculo era mais vantajoso, porque era feito em cima dos maiores salários.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/01/idoso4-1.jpg)
Mas com a reforma da previdência esta regra foi alterada.
Antes o cálculo era vantajoso para os segurados, agora houve uma desvantagem, pois, os 20% que eram descartados agora é considerado, ou seja, ponto negativo.
Contribuições para as mulheres
- Para alcançar o teto , é necessário contribuir por 35 anos para garantir o teto;
Contribuições para os homens
- Para as pessoas que se aposentarem com 20 anos de trabalho ele poderá fazer jus apenas a 60 % do valor;
- Para o ano que exceder (mínimo 20), será adicionada a alíquota de 2%, porém será necessário exercer suas atividades para chegar aos 100%, tendo rendimentos acima do teto desde 1994.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira