Com a introdução das leis trabalhistas em nosso país e a criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), no ano de 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, foi concedido o direito dos trabalhadores se organizarem através de sindicatos.
Um sindicato nada mais é que uma associação de trabalhadores da mesma classe ou categoria, que tem a função de defender os seus interesses e direitos.
Os profissionais contábeis também possuem um sindicato dos contadores, os quais precisam de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para exercer a profissão e, para isso, é necessário pagar a anuidade do CRC, mantendo o seu registro ativo e apto a prestar serviços na área.
Já o pagamento da contribuição sindical realizada ao sindicato dos contadores é necessário para fortalecer a categoria e defender os interesses da classe. Por isso, é de grande importância que sejamos afiliados ao Sindicato dos Contadores e ativos, com nossas contribuições em dia, como uma forma de fortalecermos a classe contábil perante toda a sociedade.
O sindicato precisa de recursos financeiros para sobreviver e esses recursos são advindos através das contribuições dos seus associados. Esses valores são conhecidos pelo nome de contribuição sindical ou imposto sindical, e ocorre através do pagamento de um dia de salário por parte do contribuinte.
A contribuição sindical é prevista na CLT e, caso não ocorra o pagamento, a parte que cabe ao governo é inscrita em dívida ativa. Por isso, é importante que o contador esteja em dia com essa obrigação.
O fato gerador de recolhimento da contribuição sindical é o contador estar com o seu registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade. Portanto, para o contador manter-se apto a prestar serviços de contabilidade, é necessário pagar a anuidade para não correr riscos de sofrer penalizações pelo exercício irregular da profissão.
Através da contribuição sindical, o sindicato pode realizar ações e campanhas em prol de toda a categoria. No caso do sindicato dos contadores, este deve realizar ações que busquem a valorização desse profissional de grande utilidade para a sociedade. E para o sindicato dos contadores ser forte, é necessário que ele possua um grande número de associados — e que contribuam financeiramente para fortalecer os trabalhos.
À medida que os contadores fiquem ativos no sindicato de sua classe profissional, eles criam melhores condições para que sejam conquistadas uma série de situações, reclamadas pela classe no dia a dia profissional:
Via SAGE – Parceiro Jornal Contábil
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…
O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…
Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…
Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…