Nesta sexta-feira (23), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se reunir com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para discutirem qual ministério que a parlamentar assumirá no novo governo.
Ao que tudo indica a senadora deverá assumir o Ministério das Cidades no governo de Lula. De acordo com a colunista do UOL Carla Araújo, que participou hoje do UOL News.
“Nesse momento, segundo interlocutores do presidente Lula, o que vai ser oferecido para Simone Tebet para que ela, essa aliada não deixe de ser contemplada, seria essa pasta das Cidades”, disse a colunista.
Leia Também: PEC da transição aprovada no Senado: Confira como votou cada senador
Anteriormente Tebet era cotada para Educação e Agricultura, desenvolvimento social. Porém, ainda existia dúvidas sobre o comendo da pasta, pois o partido do trabalhadores ainda pleiteia o comando da pasta, indicando o nome da ex-ministra Tereza Campello, que trabalhou com Dilma Rousseff.
Outros aliados petistas apontam uma suposta resistência do partido em entregar o Ministério do Desenvolvimento Social à senadora, por considerá-lo uma pasta estratégica, uma vez que é a responsável pelo programa Bolsa Família.
Ou seja, o partido defende que seria um erro político entregar uma pasta estratégica a uma possível adversária do PT nas próximas eleições presidenciais, em 2026.
Tebet não esteve presente na cerimônia de diplomação de Lula, levantando especulações sobre um possível “climão” entre Simone e Lula, porém os aliados do presidente eleito negaram, afirmando que a “A hora é de ele [Lula] falar com partidos”.
Leia Também: Saiba quem são os 16 ministros anunciados por Lula hoje
Simone Nassar Tebet é advogada, professora e política brasileira, filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Atualmente é senadora pelo estado de Mato Grosso do Sul, do qual também foi deputada estadual, secretária de governo e vice-governadora.
Em 2004 se elegeu para o seu primeiro cargo majoritário, prefeita de Três Lagoas, sendo a primeira mulher a ocupar tal cargo no município. Tebet formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em 2010, renunciou à prefeitura para compor a chapa de André Puccinelli na eleição para o governo de Mato Grosso do Sul, na condição de vice-governadora, tornando-se a primeira mulher vice-governadora do estado.
Tebet foi candidata à presidência do Brasil nas eleições de 2022, porém ficou em 3º lugar no primeiro turno com 4,16% dos votos, com uma pré-campanha centrista e social liberal na chamada “terceira via”. Foi eleita uma das “100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2022” pela BBC.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…