Aproxima-se a reta final para as entregas das declarações do Imposto de Renda 2023. A Receita Federal (RF) dará início à restituição do primeiro lote do já no próximo dia 31. Será que você vai receber já neste dia? Como saber?
A RF dividiu as restituições em cinco lotes, assim como ocorreu em 2022. Vamos explicar como é a ordem para a devolução do dinheiro de quem tem direito.
Acompanhe a seguir.
Leia também: Como preencher o Carnê-leão para o IR 2023?
A restituição do Imposto de Renda 2023 é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano anterior. Por isso, se na entrega da declaração for indicada uma diferença positiva, significa que o contribuinte deve pagar o restante do tributo.
Se for negativa, há saldo a ser recebido, ou seja, o contribuinte receberá a quantia na conta corrente ou poupança especificada.
Quando há valores a pagar, a quitação é feita à vista ou de maneira parcelada, com cadastro de débito automático na conta corrente do contribuinte. Se houver quantia a receber, o montante é depositado pela Receita Federal na conta bancária de cada contribuinte.
O pagamento será em cinco lotes. Assim, o primeiro será daqui a duas semanas: dia 31 de maio. Segue até setembro. A novidade da restituição deste ano é que o contribuinte poderá receber o dinheiro a restituir via Pix.
Também está disponível a declaração pré-preenchida que não necessita fazer download. Quem optar por um desses ou ambos tem prioridade em receber.
Para você ter conhecimento do lote da sua restituição é preciso atentar para a data de entrega da sua declaração. Quanto antes o envio, mais cedo será a devolução.
Outro detalhe importante é que o contribuinte só consegue saber em qual lote vai receber o dinheiro após a entrega da declaração, pois não há uma data fixa definida previamente.
Outra informação interessante é que os contribuintes que entregaram a declaração até o dia 10 de maio têm prioridade e vão poder receber a restituição já no primeiro lote (31 de maio).
Os demais contribuintes que não entregaram até o dia 10 passam para os lotes seguintes, de acordo com a data em que entregaram a declaração.
Todavia, além da data de entrega, a Receita Federal estabelece alguns critérios. Têm prioridade os idosos acima de 60 anos, cidadãos com deficiência física, mental ou doença grave, cidadãos cuja fonte de renda seja o magistério e quem optou por restituição via Pix e fez a declaração pré-preenchida.
No site da Receita é possível saber se a declaração já está ok e se há valor a restituir. Contudo, para isso, é necessário informar o CPF completo, inclusive com o dígito verificador, sem separadores de números, pontos ou traços.
Em seguida, o contribuinte deve selecionar o ano da declaração e a data de nascimento (digite apenas números, com dois algarismos para o dia e para o mês e quatro algarismos para o ano).
Dessa forma, a consulta exige que a pessoa informe um código impresso na tela e devem digitar os seis caracteres da imagem. Há a opção de disponibilização do código por som para acesso por deficientes visuais e pessoas que tenham dificuldades com a visibilidade do código.
Leia também: Em quais situações o MEI tem direito a restituir Imposto de…
O primeiro lote de restituição ocorre em 31 de maio. Veja as demais datas de restituição do imposto.
Imposto de Renda na Prática
Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre Imposto de Renda. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Clique no LINK: https://irpratica.com/?utm_source=afiliados&utm_campaign=ir_hotmart&ref=V11505256R
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…