Durante a pandemia houve um aumento considerável no número de pedidos de benefícios assistenciais e previdenciários. Até maio, foram registrados 1,9 milhão de solicitações.
Segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), dentre os pedidos estão, principalmente, requerimentos de auxílio-doença devido à covid-19, além de pensões por morte e outros apoios financeiros, o que tem aumentado rapidamente a demanda e dificultado a análise dos pedidos.
Aliado a isso, também há a redução do quadro funcional nos últimos anos, por conta das aposentadorias dos servidores. Assim, o INSS encaminhou ao governo federal uma nova solicitação para que seja realizado um concurso público.
Vale lembrar que o último certame aconteceu em 2015, quando foram abertas 950. Depois disso, o instituto protocolou um pedido de nova seleção em 2018.
Segundo informações do instituto, o déficit de cargos chegam perto de 23 mil servidores, sendo mais de 20 mil somente nos cargos técnicos. Acompanhe para ver se há possibilidade de acontecer o concurso do INSS.
Previsão
Na última segunda-feira, 7, o INSS protocolou o pedido junto ao Ministério da Economia. Assim, a direção do órgão informou que está muito confiante com sua autorização, mas a possibilidade de realizar esse processo em 2021 já foi descartada.
A autarquia afirmou que estudos para médio e longo prazo já estão sendo realizados, a fim de que possa ocorrer em 2022.
“No ano passado contratamos cerca de três mil funcionários temporários que permanecem no INSS somente até o final deste ano. Por isso, vamos precisar substituir esses funcionários. Além disso, também temos aqueles que estão se aposentando,” destacou o presidente do INSS, Leonardo Rolim.
Para preencher as vagas necessárias, a solicitação do INSS destaca a necessidade de abrir um edital com mais de 10 mil vagas, que podem ser distribuídas nos seguintes cargos:
- perito médico,
- analista,
- técnico,
Desta forma poderão ser oferecidas vagas para candidatos do nível médio, técnico e superior. No entanto, ainda não há informações oficiais sobre a quantidade de vagas ou de servidores que poderão ser contratados.
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social foi criado em 27 de junho de 1990, por meio do Decreto n°. 99.350.
É fruto da fusão dos seguintes órgãos: Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), Instituto Nacional de Previdência Social ( INPS), além da autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS).
Desta forma, o órgão é responsável pela pela operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Assim, faz o reconhecimento de direitos dos segurados, além da gestão de benefícios sociais que são oferecidos aos brasileiros. A entidade também é vinculada atualmente ao Ministério da Economia.
Dentre as formas de amparo aqueles que fazem as contribuições à Previdência Social, estão as seguintes:
- Auxílio-Acidente;
- Auxílio-doença acidentário;
- Auxílio-doença comum;
- Auxílio-Reclusão Rural;
- Auxílio-Reclusão Urbano;
- Pensão por Morte;
- Pensão por Morte Rural;
- Pensão especial por hanseníase;
- Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus;
- Pensão especial da síndrome da Talidomida;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria por Idade Rural;
- Aposentadoria por Idade Urbana;
- Aposentadoria por tempo de contribuição do professor;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para segurados incluídos na regra de transição);
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
- Aposentadoria especial por tempo de contribuição;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): pago para idosos e pessoas com deficiência;
- Para os trabalhadores portuários avulsos;
- Salário-maternidade;
- Seguro-defeso pescador artesanal;
- Salário-família;
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda