Os empreendedores que se formalizaram como microempreendedores individuais (MEI), precisam estar atentos ao cumprimento dos critérios desta categoria.
Isso garante a regularidade do empreendimento, do contrário é possível que haja o desenquadramento automático. Mas não se preocupe, estamos aqui para te explicar como isso ocorre para que você não seja surpreendido.
Então, acompanhe este artigo e veja as principais situações que podem causar o desenquadramento automático do MEI. Mas para entender porque esse procedimento é feito, lembre-se dos requisitos para se manter como um MEI. Dentre eles estão:
Cumprir essas regras mesmo depois da formalização garante que a empresa fique regular com a Receita Federal e evitar penalidades.
Sabemos que para pedir o desenquadramento do MEI, é necessário fazer a solicitação ao órgão competente.
Mas existem algumas situações que motivam que esse procedimento seja feito de forma automática e ele ocorre principalmente quando o empreendedor faz a alteração de dados no CNPJ, que estejam relacionadas às situações abaixo:
Desta forma, os efeitos do desenquadramento ocorrerão a partir do mês posterior ao da ocorrência da situação impeditiva.
A partir disso, o empreendedor passará a recolher os tributos devidos pela regra geral do regime Simples Nacional. Desta forma, será incluído como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte.
Diante disso, não confunda o desenquadramento do MEI com a extinção do CNPJ, visto que a empresa pode continuar existindo,exceto se incorrer em alguma das situações previstas para exclusão do Simples Nacional.
Por sua vez, a baixa do MEI equivale a sua extinção, com baixa de sua inscrição no cadastro (CNPJ), o que não é o caso.
Também existe a possibilidade de ocorrer o desenquadramento do MEI de forma irregular, o que deixa muitas pessoas em dúvidas sobre o que fazer.
Então, se houve o desenquadramento e o MEI não tiver solicitado, pois, está cumprindo todos os requisitos para se manter na categoria,saiba que é possível recorrer à esta decisão.
Isso vale para quem não excedeu o limite de faturamento ou tenha desrespeitado qualquer um dos demais critérios de permanência na categoria.
Para este caso, a orientação é procurar um posto de atendimento da Receita Federal e verificar o que causou o desenquadramento de ofício, a fim de solicitar que a situação seja regularizada.
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Por Samara Arruda
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