No Brasil, sofrer com fraudes bancárias é muito comum.
Infelizmente, diversos golpes surgem ainda mais sofisticados, com uso de tecnologia que pode tornar o golpe bem parecido com uma situação real.
Além disso, existe uma parte da população que sofre ainda mais com isso, por exemplo, os idosos.
Com isso, poucos consumidores que são afetados com esses golpes realmente buscam seus direitos.
Assim, infelizmente, arcam com o prejuízo financeiro sozinhos.
Então, quer entender agora quando os bancos devem ressarcir vítimas de fraudes bancárias? Leia este artigo para saber mais sobre!
Hoje, infelizmente existem os mais diversos meios de se prejudicar um consumidor com um golpe.
Assim, não importa o meio, digital ou físico, o consumidor pode sim ser afetado como golpe!
Com isso, os casos mais comuns de fraudes bancárias são:
Neste caso, diversas são as formas de sofrer um golpe de cartão de crédito, sendo as principais:
Em comum, estes golpes dão ao criminoso todo o acesso aos dados do cartão do consumidor, que fica totalmente desprotegido.
Leia também: 6 dicas para evitar fraude no cartão de crédito
Com o avanço da tecnologia das mensagens instantâneas, fazer transferências por meio do Whatsapp se tornou cada vez mais comum.
Com isso, sabendo destas transações e da troca de dados por meio das conversas, criminosos invadem o número de Whatsapp e mandam mensagens como um conhecido, pedindo a transferência de um valor bem alto, na maioria das vezes.
Bastante comum, o golpe pode ocorrer tanto online, como também de modo presencial.
Em ambos os casos, os dados do cartão do consumidor são clonados, e o criminoso faz diversos gastos em nome do titular.
Com isso, muitos consumidores ficam até mesmo negativados indevidamente, e precisam arcar com todos os prejuízos.
Desse modo, sendo o caso de o consumidor sofrer com algum dos golpes acima, os bancos devem ressarcir as vítimas de fraudes bancárias.
Além disso, até mesmo, em alguns casos, pagar uma indenização em danos morais.
Sempre que o consumidor sofrer prejuízos, os bancos devem ressarcir as vítimas de fraudes bancárias.
Inclusive, estes prejuízos podem ser:
Lembrando que, apesar disso, é preciso analisar caso a caso, sendo muito importante, também, ter provas destes prejuízos para buscar seus direitos!
No caso, logo que o consumidor sabe que foi vítima de uma fraude bancária, o primeiro passo é manter a calma e buscar ajuda.
Além disso, é possível seguir este passo a passo para buscar uma solução:
Aqui, o consumidor pode buscar, em primeiro lugar, um contato oficial da instituição financeira para bloquear o cartão.
Em seguida, é importante que faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, informando
Além disso, é importante falar que o banco, o aplicativo de mensagens e a operadora também podem ser responsabilizados pela falha no serviço.
Se for o caso, os bancos devem ressarcir vítimas de fraudes bancárias.
Caberá ainda, por parte do consumidor e a depender do dano causado, um pedido de indenização por danos morais, principalmente se o seu nome estiver sujo em razão do golpe.
Neste caso, é preciso que o consumidor que sofreu prejuízo financeiro com o golpe esteja com o nome sujo indevidamente.
Isso porque, de acordo com a justiça brasileira, para receber uma indenização por danos morais, é preciso que exista uma negativação injusta em nome do consumidor.
No caso, uma negativação por conta do golpe sofrido.
Leia também: Como saber se o nome está negativado? Veja o passo a passo
Assim, se você sabe que sofreu uma negativação indevida por golpe, saiba que pode contar com a Resolvvi para buscar seus direitos!
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Fonte: Resolvvi
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