Rio de Janeiro - Estudantes chegam ao Colégio Santo Inácio, em Botafogo, zona sul da capital fluminense, para o segundo dia de provas do Enem 2016. (Tomaz Silva/Agência Brasil)
A ansiedade é grande para os candidatos que realizaram as provas do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio). Contudo será preciso esperar mais um pouco para ter conhecimento do gabarito oficial.
Os gabaritos do Enem serão divulgados até o dia 1º de dezembro. Não há previsão de horário para a divulgação. Tanto os gabaritos como os cadernos de questões devem ser publicados, dentro do prazo, na seção “Provas e Gabaritos” do portal do Inep.
De acordo com o instituto, o gabarito oficial do Enem não é publicado nos mesmos dias em que são aplicadas as provas porque é preciso conferir se os cadernos de questões correspondem à versão consolidada e produzida na gráfica.
O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem 2021, em data que ainda será divulgada, mediante acesso com login.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Neste domingo, 28, foram realizadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia) em um total de 90 perguntas de múltipla escolha. Temas como a tragédia de Mariana, ocorrida em 2015, Copa do Brasil e uso de combustíveis para geração de energia, foram temas abordados na prova.
Outros assuntos foram os impactos do rompimento da barragem em Abrolhos (Bahia), reunindo temas como preservação ambiental, consequências econômicas e sociais. Em ciências da natureza, o Enem tratou de problemáticas em relação ao lixo e combustíveis, além de trazer alguns assuntos como questões de botânica, da área de biologia.
A aplicação do exame transcorreu sem registro de problemas pelo país. No total, cerca de 3,1 milhões de candidatos se inscreveram no exame. No primeiro dia, houve a abstenção de 26% de candidatos.
Quem perdeu o Enem tem até a próxima sexta-feira (3) para apresentar justificativa e pedir a reaplicação, prevista para 9 e 16 de janeiro.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…