Os colaboradores são fundamentais para o funcionamento de qualquer empresa. Afinal, é essa mão de obra capacitada que garante a realização das atividades e a entrega dos serviços/produtos ao público. Mas mesmo valorizando o quadro de funcionários, muitas organizações se deparam com momentos em que a rescisão é necessária.
E durante esse processo, muitos gestores se perguntam: quanto vai custar para a empresa uma rescisão de contrato? Se você também tem essa dúvida, continue acompanhando o artigo de hoje.
Ao realizar a demissão de um funcionário, a empresa precisa ter em mente que será necessário arcar com uma série de despesas que envolvem salário, encargos mensais incluídos na folha de pagamento e taxas de rescisão impostas por lei.
A legislação trabalhista brasileira determina ao empregador o pagamento de uma série de verbas rescisórias que podem representar valores onerosos para as finanças da empresa.
Por isso, é importante investir sempre em qualificação de mão de obra e outras soluções que contribuam para uma equipe focada e produtiva, reduzindo assim a necessidade de demissões.
Contudo, como comentamos no início deste artigo, nem sempre é possível evitar a redução de equipe ou a substituição de algum colaborador. Nessas situações, a demissão é a solução mais viável para a saúde da organização.
Conheça os principais tipo de rescisão de contrato entre funcionário e empresa.
Cada tipo de rescisão exige do empregador o pagamento de determinadas taxas e tributos, são os chamados custos diretos.
É importante se atentar às obrigações e impostos devidos no momento de desligar um funcionário para evitar gastos futuros com multas e processos trabalhistas.
Saiba agora quais são os direitos do trabalhador em cada tipo de rescisão:
Além dos custos diretos, o desligamento de funcionários envolve também alguns custos indiretos, ou seja, despesas que vão além das taxas rescisórias descritas em lei.
Conheça os principais custos indiretos gerados em uma rescisão de contrato:
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Com informações RH Center
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…