Você sabe quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil? Entender esta dinâmica é a primeira etapa para não se frustrar ao começar um negócio. Afinal, não basta querer empreender de um dia para o outro.
Planejamento e conhecimento são fundamentais, principalmente em nosso país, onde o processo pode ser longo e burocrático. Quer ver só?
O Banco Mundial periodicamente divulga um relatório que compara o ambiente de negócios de 190 países do mundo. Para ter uma ideia, os dados do “Doing Business 2019” mostraram que o Brasil ainda está em 109º lugar na “facilidade” de se fazer negócio.
Quando o assunto é “abertura de empresas”, o Brasil vai para a 140ª colocação, de acordo com a última versão do relatório. Isso porque, além da grande quantidade de procedimentos necessários para se abrir uma empresa por aqui, demora-se em média 20,5 dias para efetivar a abertura da empresa.
Para efeitos de comparação, na Nova Zelândia este prazo é de 0,5, ou seja, menos de um dia.
Vamos entender um pouco mais sobre quanto tempo demora para abrir uma empresa efetivamente? Tudo vai depender do que você irá precisar para formalizar seu negócio, e por isso o prazo para conseguir as documentações, licenças e todos os registros necessários deve ser considerado.
Você pode comparar também quanto tempo demora para abrir MEI, com quanto tempo demora para abrir uma empresa Simples Nacional sem ser MEI.
Veja os detalhes abaixo sobre as opções mais rápidas.
O MEI é o microempreendedor individual, aquele que pode ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e emitir notas fiscais como empresa sem grandes custos ou burocracias.
Para isso, deve apenas seguir algumas pequenas condições:
A grande vantagem de ser um MEI é justamente a facilidade de abrir a empresa. Toda a formalização inicial é feita pela internet, através do Portal do Empreendedor.
Você preenche seus dados on-line e consegue o CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de Funcionamento imediatamente.
Quanto tempo demora para abrir MEI? A verdade é que apenas um dia é necessário para receber o seu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), o documento único e legal que comprova a existência da empresa.
Mas, vale destacar que, além disso, você precisa conhecer as normas da Prefeitura da sua cidade para que o negócio possa funcionar dentro da lei. Cada prefeitura tem sua legislação e suas normas, também para as inscrições estaduais.
Em São Paulo, por exemplo, para conseguir a permissão para emitir notas fiscais, o prazo é de 15 a 30 dias úteis.Antes mesmo disso, você precisa de um dia para comparecer até a Prefeitura e assinar os documentos necessários. Para entender o tempo total, portanto, se informe sobre as regras e detalhes específicos de atividades em sua região.
Primeiramente, é preciso entender que o Simples Nacional não é um tipo de empresa, como o MEI. O que significa que você pode abrir uma empresa para se enquadrar no Simples, mas não abrir uma “empresa Simples Nacional”.
O Simples nada mais é do que uma forma simplificada de recolhimento de tributos e contribuições. Este tipo de regime tributário se aplica aos microempreendedores individuais, mas também às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), que podem faturar até R$ 4,8 milhões anualmente.
Nestes dois últimos casos, a abertura da empresa pode ser um pouco mais demorada do que no caso do MEI. Mas quanto tempo demora para abrir uma empresa SIMPLES?
De acordo com o SEBRAE, o tempo para a abertura da empresa varia de acordo com o estado onde ela se encontra. Você deve consultar na administração estadual ou na junta comercial do seu estado como é feito o processo de formalização para obter as informações completas.
Mas a ideia é que, para aqueles que já disponibilizam uma entrada única de documentos para abertura da empresa, o processo dure em média de 5 a 15 dias consecutivos. Já aqueles que não têm essa entrada, o tempo varia entre 15 a 30 dias.
Com exceção de quem irá abrir uma empresa MEI, cujo processo de abertura é facilitado, existem alguns fatores para considerar no cálculo do tempo total para abrir uma empresa.
Por exemplo:
Considerando todas as etapas, o processo completo da abertura da empresa levará em torno de 30 a 40 dias. Lembrando que, segundo o Banco Mundial, a média do país é de 20,5 dias.
O prazo irá variar de acordo com a localidade, atividade da empresa e também de quanto tempo cada órgão público responsável precisará para analisar as documentações.
Você ainda pode contar com a ajuda de um profissional especializado para agilizar o processo. Informe-se sempre, boa sorte e bons negócios!
Dica rápida: Se você quer assessorar MEIs e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando sua carreira contábil e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI para Contabilidade um treinamento completo onde você vai aprender passo a passo tudo que um Estudante, Recém Formado, Contador Iniciante ou até um Contador com experiência em outras áreas precisa saber para se tornar um especialista em MEIs e prestar serviços para esses profissionais a um preço acessível. Para saber mais clique aqui e transforme sua carreira profissional!
Conteúdo original QIPU
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…