Qualquer benefício do INSS geralmente demora mais de 1 mês para ser liberado para os segurados, existem procedimentos que devem ser seguidos pelas pessoas até conseguirem seus direitos.
Quando alguém solicita um benefício do INSS, é sempre um momento emergencial onde o segurado precisa de ajudar, pois não poderá continuar suas atividades profissionais temporária ou permanentemente.
Existem algumas etapas que os contribuintes precisam passar e a concessão dos benefícios nem sempre é rápida.
Quanto tempo demora para conseguir um benefício do INSS?
Na teoria os benefícios deveriam demorar até 45 dias, mas, na prática, isso não acontece, o prazo de 45 dias é geralmente prorrogado até 90 dias. A média no tempo de espera para perícia acontecer em 2023 foi de 82 dias, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU).
Entretanto, em alguns casos, a perícia pode demorar mais de 200 dias para acontecer, devido ao número de solicitações. O Atestmed tem agilizado bastante a concessão de benefícios.
Com o Atestmed alguns benefícios são concedidos em menos de 1 mês após o envio das documentações (dependendo do número de solicitações.
Atestmed
No caso do Atestmed, o qual é a concessão do benefício com base na análise do documento do atestado médico, dispensando perícia presencial, o prazo para análise da sua solicitação pode demorar entre 30 e 45 dias, dependendo do seu caso.
O Atestmed veio para agilizar a concessão de benefício, mas só é permitido a concessão de benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) com duração máxima de até 180 dias, benefícios que durem mais de 6 meses não podem ser concedidos por Atestmed.
Perícia médica inicial e de prorrogação
Perícia inicial: O prazo para agendamento das perícias iniciais, acontece em 45 dias, salvo agências de difícil acesso, que pode ser até 90 dias. Entretanto, existem lugares no Brasil que a perícia pode demorar mais de 200 dias.
“Apesar de o tempo de espera médio nacional para realização de perícias médicas ter sido de 82 dias, a espera ultrapassa 200 dias em Rondônia (247 dias), Tocantins (226 dias) e Amazonas (221 dias), para os benefícios previdenciários por incapacidade”, detalhou o ministro-relator do processo no TCU, Aroldo Cedraz.
Ou seja, geralmente o tempo de 45 dias não é respeitado.
Perícia de prorrogação: o prazo é de 30 dias, caso não aconteça o benefício é prorrogado automaticamente por mais 30 dias.
Quanto tempo demora para conferir o resultado da perícia? Após a realização da perícia, o resultado pode ser consultado a partir das 21h do mesmo dia, pelo site ou aplicativo do Meu INSS.