Não há como negar, grande parte das pessoas que estão trabalhando pensam em se aposentar. Estando perto ou longe, muitos de nós tem o sonho de garantir uma aposentadoria tranquila, onde poderemos desfrutar um pouco mais da nossa vida depois de anos de trabalho, sem ter que correr atrás de dinheiro.
Mas, o que a maioria de nós não faz a menor ideia é de quando poderemos nos aposentar, e de que maneira vamos aposentar, se é construindo um capital próprio que nos dará a liberdade para descansar após anos de trabalho, ou se será através do benefício pago pelo INSS.
Apesar de impossível saber quando cada um vai se aposentar, e de qual maneira, é possível pelo menos entender quanto tempo é preciso trabalhar no Brasil para garantir a aposentadoria paga pelo INSS, tendo em vista que existem regras claras que estabelecem isso.
Se você sonha com sua aposentadoria, e gostaria de saber quanto tempo é preciso trabalhar para conseguir se aposentar pelo INSS, não fique mais na dúvida, a seguir vamos te contar exatamente quanto tempo é necessário exercer suas atividades para conquistar o benefício previdenciário.
Para conseguir se aposentar no Brasil atualmente, é preciso ter trabalhado ao menos 32 ou 33 anos seguidamente, isso porque é necessário ter ao menos 32 anos de contribuição para as mulheres conquistarem o direito a aposentadoria do INSS.
Já no caso dos homens, é necessário trabalhar um pouco mais, sendo preciso trabalhar por pelo menos 37 ou 38 anos seguidamente para conquistar o direito de se aposentar pelo benefício concedido pela Previdência Social.
Dessa maneira, a menor idade que uma pessoa pode ter para conseguir se aposentar é 48 anos para mulheres e 53 para os homens. Mas isso, em caso muito, mas muito específicos, não sendo possível para a maioria das pessoas.
Leia também | A depressão pode ser motivo para solicitar aposentadoria?
O caso que citamos acima está atrelado as regras de transição e são casos muito específicos, pois, para quem vai se aposentar por idade, que é a regra mais comum para a concessão da aposentadoria é preciso ter no mínimo 62 anos de idade se for mulher e 65 anos se for homem.
Para quem se aposenta por idade, é possível se aposentar com menos tempo de contribuição, ou seja, atingindo a idade mínima, a partir de 15 anos de contribuição se for mulher e 20 anos se for homem, você conseguirá se aposentar por idade.
Ter menos tempo de contribuição a primeira vista pode parecer bem interessante, certo? Errado, afinal, para quem se aposenta por idade, com 15 ou 20 anos de contribuição, se você for mulher ou homem, saiba que o valor da sua aposentadoria será correspondente apenas 60% do valor da sua contribuição.
Quem se aposenta com o tempo mínimo de contribuição no Brasil acaba recebendo um benefício menor porque a fórmula de cálculo considera apenas 60% da média de todos os salários de contribuição. A cada ano adicional de contribuição, é possível acrescentar 2% a esse percentual. Ou seja, o tempo de contribuição influencia diretamente o valor final da aposentadoria.
Vamos entender isso melhor com um exemplo:
Assim, cada ano adicional de contribuição permite que o aposentado receba uma porcentagem maior da média de seus salários, até atingir o teto de contribuição. Quanto mais tempo o trabalhador contribui, maior será o valor da aposentadoria, evitando que o benefício seja reduzido apenas ao percentual mínimo.
Em resumo para que você consiga se aposentar no Brasil será preciso:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…