Chamadas

Quanto tempo leva pra receber o 1º pagamento da aposentadoria?

Muitas pessoas têm dúvida quanto ao tempo que se leva para começar a receber o primeiro pagamento da aposentadoria. De fato o primeiro ponto a se atentar é que o pagamento dependerá do dia do mês que o benefício será concedido.

Além disso, existem os prazos para recebimento de atrasados no pedido judicial que também podem variar conforme o valor bem como o montante a receber. A partir de agora você começará a entender os cuidados necessários bem como os prazos estipulados para que você comece a receber a sua aposentadoria, acompanhe!

Quanto tempo leve para receber o primeiro pagamento?

O segurado do INSS precisa se atentar que o tempo para receber o primeiro pagamento da aposentadoria dependerá da data de quando o benefício foi aprovado pelo INSS, no entanto, o pagamento costuma levar uma média de 15 a 45 dias para correr.

Caso sua aposentadoria tenha sido aprovada antes do dia 20, então, tudo indica que você deverá receber o benefício no início do próximo mês. Porém, caso sua aposentadoria seja implementada após o dia 20, o mesmo será pago somente no início do mês posterior.

Vamos a um exemplo prático para que fique de fácil compreensão: senhor João teve a aposentadoria concedida no dia 15 de junho, logo, o Sr. João deverá receber seu primeiro pagamento no início de julho. Contudo, caso a aposentadoria saia no dia 25 de junho, o Sr. João receberá seu primeiro pagamento apenas no início do mês de agosto.

Ademais, os valores atrasados devidos na justiça possuem prazos diferenciados para serem recebidos, você entenderá melhor até o final do texto.

Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock

Como receber o primeiro pagamento?

O primeiro pagamento da aposentadoria precisa ser realizado no banco indicado na carta de concessão. Logo, quando for receber o pagamento você deverá levar a carta de concessão bem como um documento com foto atualizado.

Caso não seja possível comparecer à agência indicada na carta de concessão é possível solicitar a mudança na agência, contudo, é importante lembrar que esse processo costuma ser demorado.

Além disso, caso você não compareça à agência para receber o primeiro pagamento em até 60 dias, os valores serão bloqueados e será necessário solicitar um PAB (Pagamento Alternativo de Benefícios).

No entanto, caso o seu benefício tenha sido concedido mediante decisão da justiça, além de receber o primeiro pagamento do benefício, que também deve ser recebido com a carta de concessão e documento com foto atualizado, você receberá junto os valores atrasados.

Os atrasados do INSS são pagos de dumas maneiras, a primeira delas por meio de RPV (Requisição de Pequeno Valor) ou através de precatório, que são enviados da justiça para que o seu advogado repasse para o segurado.

Vale lembrar que o advogado não consegue receber o pagamento dos atrasados por RPV (Requisição de Pequeno Valor) ou precatório sem o consentimento do cliente. No entanto, vale lembrar que RPV e precatório possuem prazos distintos para recebimento, onde as Requisições de Pequeno Valor podem demorar em média 60 dias para ser recebido, o precatório pode levar em média um ano e meio para ser recebido.

Recebimento dos atrasados após sentença

Como dito anteriormente as RPVs levam em média 60 dias para serem pagas, já o precatório leva em média 1 ano e meio para ser pago. A diferença entre a Requisição de Pequeno Valor e o precatório é apenas um, o valor.

Caso os atrasados do INSS somem valor de até 60 salários mínimos, então o segurado receberá através de um RPV, com média de até 60 dias para ser pago após a sentença da justiça.

No entanto, caso o valor supere os 60 salários mínimos você receberá através de precatório, logo, como se trata de um valor maior o tempo para pagamento também acaba sendo maior, podendo chegar em média a um ano e meio, pois a legislação para o pagamento dos precatórios é diferenciada da legislação de pagamentos através de RPV.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago