Negócios

Quanto vale o seu negócio? Veja como calcular o valor da sua empresa

Em um mercado tão competitivo, saber o real valor da sua empresa é essencial para todo empresário, pois isso permite assertividade nas escolhas e decisões que podem mudar o futuro do negócio. 

Ter essa informação clara pode ser útil durante a tomada de decisões empresariais como a contratação de um CEO ou de um novo gestor, venda de cotas ou ações, a inclusão de sócios ou acionistas, contratação de empréstimo ou mesmo para a sua venda.

Para o empresário, isso se torna ainda mais importante porque, com posse dessa informação é possível alinhar expectativas com seus administradores e acionistas e desta forma, e permite que seus investidores se sintam mais confiantes sobre o retorno da compra de suas ações, por exemplo.

Ficou curioso para saber mais? No conteúdo de hoje você aprende como calcular o valor do seu negócio, quais são as principais metodologias usadas e conhece um pouco mais sobre ferramentas que podem facilitar esse processo. Continue a leitura até o final e confira! 

Mas, você sabe o que é valuation?

No mundo dos negócios, quando falamos sobre o valor de uma empresa estamos falando sobre o seu valuation. O termo em inglês, que já é bastante popular aqui no país, nada mais é do que um conjunto de técnicas e procedimentos capazes de mensurar o valor de uma empresa no mercado.

Ele se baseia em uma análise financeira que considera a natureza do seu negócio, seu crescimento econômico, todos seus valores de ativos e passivos ou ainda se ela oferece uma experiência exclusiva ou tecnológica proprietária para seus consumidores, por exemplo.    

Como descobrir o valuation da sua empresa?

É importante dizer que independente do método adotado, o resultado obtido nunca será algo exato ou único. Em geral, fatores como o conhecimento de mercado de quem fará a análise, sua perspectiva estratégica e seus atributos técnicos podem influenciar em sua variação. 

Os métodos principais e mais comuns usados para descobrir o valor de uma valuation são: 

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

O método FCD é bastante simples, isso porque ele depende apenas de dois elementos: o FCP (Fluxo de Caixa Previsto) e a Taxa de Desconto. A partir deles, ele irá projetar a geração de renda de uma empresa, com base em uma taxa prevista e nos descontos do dinheiro presente.  

Múltiplos de mercado

Para adotar esse método, será necessário fazer uma análise dos demonstrativos contábeis da sua empresa (como sua receita ou faturamento) e depois compará-la com as concorrentes do seu setor. É possível ter acesso a essas  informações nas empresas negociadas pela bolsa.

Valor patrimonial 

Essa abordagem pode ser facilmente adotada nos casos em que uma empresa tenha um bom controle financeiro. Ela não considera suas projeções futuras (apenas sua realidade atual) ou mesmo fatores particulares como a reputação da marca, e seus resultados são um pouco mais baixos do que os dos demais métodos.   

Como otimizar esse processo?

Como é de se esperar, os métodos tradicionais para a avaliação do valuation de uma empresa costumam ter preços altos. Isso porque requerem total atenção e tempo de um especialista que, em benefício de suas experiências e competências profissionais, pode cobrar quantias de R$8 mil a 15 mil reais.  

Mas você já ouviu a expressão ‘tempo é dinheiro’? Acredite, no mercado ela é verdade mesmo! Quando  uma empresa precisa de praticidade em uma tarefa ou no resultado de uma análise como essa, a melhor opção é buscar estratégias que lhe garantam isso. 

Diferente desses métodos, há hoje outras ferramentas preocupadas em garantir aos empreendedores uma resposta em um período curto, porém mantendo a qualidade e segurança da entrega do resultado. Como exemplo, a plataforma online Valutech oferece para pequenas e médias empresas um assistente intuitivo capaz de estimar o seu valuation em até 5 minutos pelo valor de R$246,00 reais.

Tudo isso graças a sua inteligência artificial que é bastante avançada. Para fazer a análise, ela também considera fatores como a inflação do país, o momento atual do mercado, o preço do dólar, e uma comparação com outras empresas do setor, por exemplo.

A seriedade do seu serviço está no modo como sua análise é feita, isso porque, ao contrário de outras plataformas que realizam comparações de empresas de setores diferentes, ela preza por fazer essa comparação a partir de empresas com indicadores semelhantes. 

É importante destacar que, ainda que ela não substitua necessariamente um especialista, seu principal objetivo como ferramenta é viabilizar a essas empresas uma estimativa rápida com ótimos fundamentos sem toda a formalidade de um especialista, mantendo sempre a segurança e sigilo sobre os seus dados. Além claro, de um excelente custo x benefício e sem quaisquer complicações.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Reforma Tributária e o Mercado Imobiliário: Impactos e Desafios para Pessoas Jurídicas

A recente reforma tributária no Brasil introduziu mudanças significativas no sistema de arrecadação fiscal, impactando…

1 minuto ago

Exame de Suficiência 1/25: últimos dias para as inscrições

Quem tem a intenção de participar do Exame de Suficiência da CFC deve estar atento,…

6 minutos ago

Fique sabendo! Prorrogado prazo para envio da DCTFWeb e outras mudanças

Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…

19 minutos ago

Simples Nacional vai mudar com novo estatuto das microempresas

A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…

19 minutos ago

Etanol: Preços Disparam em Postos de Todo o Brasil

Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…

31 minutos ago

Adicional de periculosidade: quem tem direito?

Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…

43 minutos ago