Chamadas

Quantos anos leva para uma dívida caducar?

Segundo dados da Serasa, o Brasil conta hoje com mais de 64 milhões de pessoas negativadas. Contudo, com o número crescente de negativados, cada vez mais existem dúvidas quanto à negativação, o tempo de negativação e ainda dúvidas sobre quando uma dívida caduca ou se realmente uma dívida caduca.

Essa dúvida é muito comum, pois, para muitas pessoas, a única maneira de ter o nome limpo novamente é justamente quando as dívidas caducam.

No entanto, é preciso entender alguns pontos que discutiremos no decorrer do artigo quanto às dívidas que caducam e se isso realmente interfere ou não na negativação.

O que é uma dívida caducada?

Uma dívida caducada, na verdade quer dizer que uma dívida foi prescrita, ou seja, o prazo da dívida foi vencido. Nesse quesito, temos o fato de que os débitos com mais de cinco anos e que não foram pagos pelo inadimplente perdem o prazo para cobrança por parte do credor.

Resumidamente falando, após cinco anos, uma dívida não fica mais visível como dívida junto ao mercado e nos órgãos de proteção ao crédito, por vencer o prazo para que a cobrança pudesse ser realizada judicialmente.

Contudo, é importante destacar que, mesmo após a dívida prescrever, o credor ainda consegue ter acesso à informação e consequentemente cobrar a dívida.

Logo, o consumidor precisa entender uma questão, após cinco anos da dívida, a mesma acaba caducando, contudo, o cidadão não deve esperar isso acontecer, pois, mesmo que a dívida tenha “sumido” a pendência vencida continua a ser válida.

Dívida continua aberta

Chegamos ao ponto mais importante deste conteúdo, apesar de a dívida caducar após cinco anos e o seu nome ficar limpo, a dívida ainda existirá e estará aberta e acumulando juros.

Ou seja, mesmo que seu nome esteja limpo novamente, a credora continuará com o débito em aberto, e essa dívida acabará acumulando ainda mais juros.

Além disso, caso a sua dívida seja com um banco, é importante lembrar que mesmo após a retirada da negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito, ela continuará registrada no Serviço de Informações de Crédito do Banco Central.

Dessa maneira, mesmo que o seu nome esteja limpo após os cinco anos, você pode acabar tendo dificuldades em obter novas ofertas de crédito, principalmente no banco que originou a dívida, que pode fechar as portas para você para qualquer oferta de crédito.

Por fim, podemos dizer que mesmo que o seu nome esteja limpo novamente a empresa poderá continuar cobrando o débito em atraso, a única diferença é que essas dívidas não podem ser acionadas judicialmente, por ter prescrevido o prazo da cobrança judicial.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago