No início de qualquer carreira, é necessário que o profissional invista um pouco mais de tempo e esforço para conquistar seu espaço no mercado. No ramo da contabilidade, não é diferente.
O contador iniciante, após ter uma boa formação na área, precisa se dedicar a algumas práticas fundamentais para atrair clientes e garantir o sucesso de seu negócio.
4 dicas para quem está começando na contabilidade:
Para você acertar no planejamento de marketing e no oferecimento dos seus serviços, é essencial pesquisar e conhecer o mercado. É importante saber especialmente quais as maiores necessidades dos clientes em serviços de contabilidade, em quais épocas seu serviço será mais necessário e como é a demanda na sua cidade ou região.
Os clientes sempre preferem investir em um contador que tenha conhecimento máximo no seu ramo de atuação. Portanto, com base nos dados sobre o mercado, defina um público-alvo, conheça suas características e preferências e assim direcione seus serviços a uma área específica da contabilidade em que você tenha mais conhecimento.
Assim, você será conhecido como especialista em determinado ramo e estará capacitado para prestar um serviço de qualidade, atraindo mais clientes.
Quando você começa a atuar como contador, ainda não é muito conhecido no mercado e, por isso, o marketing é fundamental para dar visibilidade ao seu trabalho.
Atualmente, com a internet, gastamos muito pouco (ou nada!) para promover o nosso trabalho. Crie um site e use suas redes sociais para divulgar os seus serviços e apresentar os seus diferenciais. Nestes espaços, você pode disponibilizar textos interessantes ligados à área contábil, de modo que seu público será atraído por causa do conteúdo de qualidade. Ali você também consegue conversar com as pessoas e responder às suas dúvidas.
A captação de clientes se dá mediante as estratégias de marketing. Porém, você também pode ser mais ativo e entrar em contato por e-mail ou telefone com clientes em potencial. Mantenha um cadastro de antigos e prováveis clientes, oferecendo serviços úteis ao contexto de cada um.
Para manter os clientes já conquistados, em primeiro lugar preste sempre um serviço de qualidade. Depois, habitue-se a se relacionar bem com seus clientes, dialogando com eles, entendendo suas necessidades e estando sempre à disposição. Um atendimento solícito e de qualidade é o diferencial que fideliza clientes e os estimulam a indicar seu trabalho.
Construir bons relacionamentos com outros profissionais para troca de informações é uma das principais formas de captar clientes em início de carreira. Portanto, desenvolva seu networking e crie relacionamentos especialmente com profissionais de áreas complementares a sua, para que vocês possam indicar um ao outro quando houver oportunidade. Às vezes, é necessário oferecer uma comissão por indicações bem-sucedidas, porém ainda assim essa prática é vantajosa, já que você cria uma base de clientes bem rica para o futuro.
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