Quatro dicas para um contador iniciante

No início de qualquer carreira, é necessário que o profissional invista um pouco mais de tempo e esforço para conquistar seu espaço no mercado. No ramo da contabilidade, não é diferente.

O contador iniciante, após ter uma boa formação na área, precisa se dedicar a algumas práticas fundamentais para atrair clientes e garantir o sucesso de seu negócio.

4 dicas para quem está começando na contabilidade:

Conheça o mercado

Para você acertar no planejamento de marketing e no oferecimento dos seus serviços, é essencial pesquisar e conhecer o mercado. É importante saber especialmente quais as maiores necessidades dos clientes em serviços de contabilidade, em quais épocas seu serviço será mais necessário e como é a demanda na sua cidade ou região.

Os clientes sempre preferem investir em um contador que tenha conhecimento máximo no seu ramo de atuação. Portanto, com base nos dados sobre o mercado, defina um público-alvo, conheça suas características e preferências e assim direcione seus serviços a uma área específica da contabilidade em que você tenha mais conhecimento.

Assim, você será conhecido como especialista em determinado ramo e estará capacitado para prestar um serviço de qualidade, atraindo mais clientes.

Invista em marketing pessoal

Quando você começa a atuar como contador, ainda não é muito conhecido no mercado e, por isso, o marketing é fundamental para dar visibilidade ao seu trabalho.

Atualmente, com a internet, gastamos muito pouco (ou nada!) para promover o nosso trabalho. Crie um site e use suas redes sociais para divulgar os seus serviços e apresentar os seus diferenciais. Nestes espaços, você pode disponibilizar textos interessantes ligados à área contábil, de modo que seu público será atraído por causa do conteúdo de qualidade. Ali você também consegue conversar com as pessoas e responder às suas dúvidas.

Capte e mantenha clientes

A captação de clientes se dá mediante as estratégias de marketing. Porém, você também pode ser mais ativo e entrar em contato por e-mail ou telefone com clientes em potencial. Mantenha um cadastro de antigos e prováveis clientes, oferecendo serviços úteis ao contexto de cada um.

Para manter os clientes já conquistados, em primeiro lugar preste sempre um serviço de qualidade. Depois, habitue-se a se relacionar bem com seus clientes, dialogando com eles, entendendo suas necessidades e estando sempre à disposição. Um atendimento solícito e de qualidade é o diferencial que fideliza clientes e os estimulam a indicar seu trabalho.

Faça parcerias

Construir bons relacionamentos com outros profissionais para troca de informações é uma das principais formas de captar clientes em início de carreira. Portanto, desenvolva seu networking e crie relacionamentos especialmente com profissionais de áreas complementares a sua, para que vocês possam indicar um ao outro quando houver oportunidade. Às vezes, é necessário oferecer uma comissão por indicações bem-sucedidas, porém ainda assim essa prática é vantajosa, já que você cria uma base de clientes bem rica para o futuro.

Matéria: https://contadorparceirosafeweb.com.br/

jornalcontabil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

34 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago