Com a alta do desemprego e a falta de oportunidades de trabalho, cada vez mais jovens têm demonstrado interesse em empreender. De acordo com a pesquisa realizada pela Globo, 24% dos jovens brasileiros das classes A, B e C já têm o próprio negócio, enquanto 60% ainda sonham em empreender. O estudo ainda revela que os principais motivadores são: a conquista pela liberdade financeira, autonomia, flexibilidade de horário e oferta de produtos e serviços inovadores.
Mas, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração, antes de abrir um negócio. Como refletir se a sua ideia de fato vai atender a uma necessidade de mercado, onde as pessoas estarão dispostas a pagar por ela. Ter um bom planejamento financeiro e técnico para que assim você consiga montar uma empresa de sucesso capaz de se manter de pé mesmo em meio às oscilações econômicas.
Caso você esteja no grupo dos que desejam iniciar um negócio, Fernando Senna, cofundador da Start Empreendedor, edtech criada por empreendedores para empreendedores, mostra 4 erros comuns que as pessoas cometem na hora de iniciar um negócio e o que você pode fazer para evitá-los.
Muitas pessoas acreditam que é preciso ter uma ideia extraordinária na hora de iniciar um negócio. Por conta disso, elas acabam nunca criando nada, por nunca estarem satisfeitas. Por isso, é importante ter em mente que a ideia só precisa ser boa o suficiente para que, assim, você faça uma excelente execução.
É importante trabalhar em uma ideia de forma aprofundada, afinal, você vai passar anos em cima disso, então use algumas semanas para ter certeza da direção. Desta forma, será possível achar o meio do caminho entre a ideia perfeita e a primeira que veio à cabeça. Escolha um bom local de partida porque depois ficará mais fácil modificar, se for necessário.
A gente sabe que um dos fatores para que o negócio dê certo é resolver um problema real, onde as pessoas estejam dispostas a pagar por isso. Então, não adianta nada você tentar começar pela ideia que tem na cabeça se isso não for solucionar uma dor de muita gente.
Essa é uma das maiores desculpas usadas por aqueles que não estão verdadeiramente comprometidos a empreender, que ficam empurrando com a barriga. A questão é que muitas dessas pessoas estão mais acostumadas a reclamar de algo, ao invés de enxergar como oportunidade e é aí que está a virada de chave. Toda vez que você vir algo acontecendo, seja na sua vida, no seu dia a dia, ou durante o trabalho, que não funciona como você acha que deveria, é sinal de que ali há a possibilidade de um novo negócio. Então, mude o olhar de reclamação para o de agradecimento, certamente, isso fará a diferença.
Portanto lembre-se que o sucesso do seu do negócio não está só em ter uma boa ideia, isso é importante, mas uma vez validada, será a sua execução, a gestão, as pessoas que você vai trazer para dentro do business, a resiliência, o comprometimento, e a disciplina que vão tornar o seu negócio especial.
Fundada em 2021 pelo casal Fernando Senna e Débora Spada, a Start Empreendedor é uma edtech criada por empreendedores para empreendedores, com o propósito de apoiar em todas as etapas da jornada de uma startup, da fase inicial a aqueles que já estão prontos para escalar o seu negócio.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…