É como muitos dizem: o ano só começa depois do carnaval. Isso é comum, pois, diferentemente do que acontece durante as datas comemorativas de final do ano, janeiro e fevereiro representam uma época em que os ânimos esfriam e parece que tudo volta à rotina comum. A queda nas vendas é o primeiro sintoma.
A questão é: como devo me preparar para essa súbita diminuição de vendas? No post de hoje, vamos passar 5 dicas importantes para que você prepare a sua empresa para esse momento inevitável. Confira logo a seguir!
Muitos gestores cometem erros ao planejar suas finanças em períodos de sazonalidade de alto volume no comércio, como a Páscoa, por exemplo. Com o aumento de vendas, acabam investindo o dinheiro de maneira equivocada, o que certamente prejudica as finanças do negócio. Em alguns casos, investem mais do que podem ou, simplesmente, compram estoques sem necessidade.
É muito importante que o seu planejamento financeiro contemple todos esses períodos sazonais em que o dinheiro entra um pouco mais facilmente e que, no varejo, estão relacionados às datas comemorativas. Na prática e em linguagem bem simples, a “gordura” na receita desses momentos deve, na verdade, ser diluída pelo ano todo.
Dica: Planejamento financeiro empresarial: 4 dicas para começar o ano bem!
Outra dica muito importante para lidar com a queda nas vendas é a realização de promoções. São muitas as opções para atrair os consumidores. Em primeiro lugar, você pode realizar as famosas liquidações. A ideia é pegar todos os itens que tiveram saída abaixo do esperado e vendê-los com condições especiais ou descontos.
Além disso, você também pode pegar os produtos excedentes no estoque e realizar os famosos combos. A ideia é juntar produtos que sejam afins ou complementares e oferecer descontos para a compra em conjunto.
Uma coisa muito comum, especialmente no varejo, são as trocas. Afinal, nem sempre é possível agradar a pessoa presenteada, não é verdade? Acontece que essa também pode ser uma excelente oportunidade para você conquistar novos clientes para o seu estabelecimento, que podem, aliás, nunca ter entrado na sua loja.
É preciso treinar as equipes para aproveitar as oportunidades que surgem com as trocas. O atendimento de qualidade é indispensável, mas também pode ser interessante encorajar os vendedores a apresentar (sem exageros) novos itens para as pessoas que vierem fazer trocas.
Dica: 4 dicas indispensáveis para aumentar a produtividade da sua equipe
Para concluir, é muito importante que você invista ainda mais em marketing nesse período. É importante sempre mencionarmos que o marketing é um investimento feito pela sua empresa, não um custo, já que, ao longo do tempo, podemos perceber o retorno financeiro da aplicação realizada.
Para o varejo, uma boa dica é investir no marketing digital como recurso para reverter ou minimizar o impacto da queda nas vendas. E nesse cenário, os links patrocinados costumam funcionar muito bem. Basicamente, eles são anúncios realizados em ferramentas de busca, como o Google, e que aparecem para os clientes assim que eles digitarem determinadas palavras-chave. Uma ótima pedida no início do ano.
Outra boa estratégia é trabalhar com o marketing de conteúdo, disponibilizando posts com informações úteis ao seu público-alvo e que sirvam como atrativos indiretos para o seu negócio.
Outra dica super importante é manter o fluxo de caixa sempre bem organizado.Esta é a forma mais eficaz de preparar o negócio com antecedência para períodos de quedas nas vendas.
Uma empresa em seu dia a dia, precisa de organização, não só na forma de trabalho, como também para manter seus rendimentos, investimentos e finanças em dia. Assim, o fluxo de caixa basicamente analisa o saldo disponível daquele empreendimento, para que se faça um balanço correto de quanto capital a empresa tem, onde foram gastos os recursos e para qual finalidade.
Auxiliar o empreendedor com as rotinas do dia a dia financeiro é umas das principais especialidades do Flua, que além de preparar o dono do negócio para se tornar um excelente administrador financeiro, ainda entrega a ferramenta de gestão e controle de fluxo de caixa ideal para que todas as receitas e despesas sejam controladas e monitoradas com eficiência, facilitando a visão do empreendedor sobre a saúde financeira da sua empresa e desta forma, contribuindo com o seu crescimento.
Você também deseja ser um empreendedor de sucesso? Então experimente a ferramenta de gestão e controle de fluxo de caixa do Flua e veja como ela pode contribuir com o crescimento da sua empresa. Teste grátis por 7 dias!
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Fonte: FLUA
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…