Photo by @freepik / freepik
Momentos agitados e de revirar o estômago fazem parte da experiência quando você compra um ingresso para o cripto-circo.
Mas a volatilidade da semana passada foi suficiente para fazer alguns dos fiéis da criptografia se perguntarem se eles foram enganados.
Na quarta-feira, uma queda vasta da criptografia eliminou cerca de US $1 trilhão em valor de mercado, uma queda impressionante de US $2,5 trilhões apenas uma semana atrás.
O Bitcoin, que responde por mais de 40% do mercado global de criptografia, despencou 30%, para US $30.000 na quarta-feira, seu ponto mais baixo desde janeiro.
Na sexta-feira, o Bitcoin havia se recuperado levemente, para cerca de US $37.000, prejudicado por preocupações regulatórias contínuas, e longe de estar acima dos US $64.000 que atingiu um mês atrás.
A volatilidade está embutida no mercado emergente de criptomoedas, mas o crescimento explosivo dos ativos digitais no ano passado atraiu hordas de investidores amadores e profissionais em busca de lucro rápido.
Muitos deles sobem em alta e saem, ou entram em pânico quando as coisas azedam, exacerbando os ganhos ou perdas.
Esta semana, uma combinação de fatores, incluindo avisos do governo sobre o aumento da regulamentação e tweets do influente movedor de mercado, Elon Musk, adicionou combustível a um mercado já agitado.
O mercado de criptografia esteve especialmente abalado por cerca de uma semana antes da queda na quarta-feira, 19.
Em 12 de maio, o bitcoin caiu 12% depois que Elon Musk revogou o compromisso da Tesla de aceitar o bitcoin como pagamento, citando preocupações sobre a enorme emissão de carbono da criptomoeda.
Musk aumentou a ansiedade dos investidores no fim de semana passado com um par de tweets aparentemente contraditórios sobre o Bitcoin que deixaram os investidores coçando a cabeça.
Então a grande queda veio na quarta-feira, depois que as autoridades chinesas sinalizaram uma repressão ao uso de criptografia no país.
O Banco Central emitiu um alerta às instituições financeiras e empresas chinesas para não aceitar moedas digitais como pagamento ou oferecer serviços usando-as.
A ameaça de maior regulamentação provocou pânico, e o bitcoin despencou antes de se recuperar ligeiramente e se nivelar.
Outras criptomoedas também despencaram: Ethereum caiu mais de 40%, enquanto Dogecoin e Binance perderam cerca de 30%.
Na quinta-feira, o bitcoin havia recuperado algumas perdas e estava acima de US $41.000.
Mas uma declaração na sexta-feira, 21, de autoridades chinesas reiterando a necessidade de reprimir as criptomoedas derrotou o bitcoin, que estava sendo negociado em torno de US $37.000 na tarde de sexta-feira.
Outras criptomoedas também estavam no vermelho.
A China há muito tempo tem limites para o comércio de criptografia dentro de suas fronteiras.
Oficiais declararam em 2013 que o Bitcoin não era uma moeda real e proibiram instituições financeiras e de pagamento de usá-lo.
As pessoas podem possuir ou negociar criptomoedas, mas as principais bolsas da China continental foram fechadas.
Superficialmente, as declarações desta semana simplesmente enfatizaram a suspeita da China em relação às criptomoedas em geral.
Mas eles enviaram um sinal claro de que Pequim não vai afrouxar seu controle sobre o mercado tão cedo.
As autoridades também estão lançando um yuan (moeda chinesa) digital apoiado pelo estado que manteria os fluxos de dinheiro sob supervisão estrita.
E não é apenas a China. Na quinta-feira, 20, o presidente do Sistema de Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, alertou sobre os riscos potenciais que as criptomoedas representam para o sistema financeiro.
Powell também disse que o banco central publicará um artigo neste verão que irá explorar as implicações do governo dos Estados Unidos no desenvolvimento de uma moeda digital própria.
Uma possível moeda digital do banco central “poderia servir como um complemento, e não uma substituição do dinheiro e das atuais formas digitais do setor privado do dólar, como depósitos em bancos comerciais”, disse Powell.
O Departamento do Tesouro também está voltando sua atenção para o espaço criptográfico.
Na quinta-feira, as autoridades disseram que qualquer transferência de moeda digital avaliada em US $10.000 ou mais deve ser relatada à Receita Federal.
“A criptomoeda já representa um problema significativo de detecção ao facilitar atividades ilegais, incluindo a evasão de impostos”, disse o Tesouro em um comunicado.
“Apesar de constituírem uma porção relativamente pequena da receita de negócios hoje, as transações de criptomoeda provavelmente se tornarão mais importantes na próxima década, especialmente na presença de um regime de relatórios de contas financeiras de base ampla.”
O Bitcoin subiu quase 6% na quinta-feira, 20, mas reduziu seus ganhos após as declarações de autoridades americanas, de acordo com a Bloomberg.
As oscilações agitadas da semana foram um teste para os fãs de criptomoedas.
Quem realmente acredita tende a ter uma visão de longo prazo: no início de 2020, o Bitcoin estava sendo negociado em torno de US $7.000 a moeda, o que significa que ainda está mais de 400% nesse período, mesmo depois de quebrar esta semana.
“Todos nós tendemos a nos concentrar no dia a dia, semana a semana”, disse William Quigley, diretor-gerente de um fundo de investimento focado em criptografia na quarta-feira.
“Mas não é assim que a maioria das pessoas compra criptomoedas, ou mesmo ações.”
É uma bolha? Provavelmente, de acordo com o co-criador do Ethereum, Vitalik Buterin.
Em entrevista à CNN Business esta semana, Buterin disse que não ficou surpreso com a queda, porque já viu tudo isso antes.
“Tivemos pelo menos três dessas grandes bolhas de criptografia até agora”, disse ele.
“E com bastante frequência, a razão pela qual as bolhas acabam parando é porque algum evento acontece que apenas deixa claro que a tecnologia ainda não existe.”
Conteúdo traduzido da fonte CNN Business por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…