A pensão por morte é um benefício assegurado pelo INSS, para os dependentes do trabalhador falecido. A finalidade é substituir o salário do segurado e assim garantir a qualidade de vida de seus dependentes.
Uma dúvida recorrente para esses pensionistas, acontece quando surge a possibilidade de um novo casamento. Será que ao casar novamente, o dependente deixa de receber a pensão por morte?
Explicaremos melhor sobre o assunto no decorrer do artigo.
Em primeiro lugar é preciso saber que existe uma ordem de prioridade para os dependentes. Alguns dependentes só irão receber a pensão por morte, se não houver nenhum dependente com maior prioridade.
Essa ordem é chamada de classes pela previdência. Quem possui um alto grau de parentesco com o segurado e pertence à primeira classe não precisa comprovar dependência econômica.
Veja a seguir, como são organizadas as classes:
Classe 1 – cônjuge, ou companheiro; filhos e equiparados (possuir menos de 21 anos, ou com invalidez comprovada por perícia)
Classe 2 – pais
Classe 3 – irmãos
A duração da pensão por morte pode variar de acordo com o caso. Acompanhe a tabela abaixo:
Anteriormente, a Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS) previa que um novo casamento da pensionista do sexo feminino, interrompia o direito ao benefício.
Essa situação se estendeu até a criação da Lei 8.213/91 (Lei de Benefícios da Previdência Social), vigente até hoje. Com isso, não existe proibição para que a mulher se case outra vez.
É importante ressaltar que, a mulher pensionista não poderá receber mais de uma pensão por morte, no caso de perder o cônjuge/companheiro novamente.
Pensionistas de militares das forças armadas e de servidores públicos federais, podem se casar novamente.
Os militares e servidores públicos estaduais são regidos pelas leis estaduais, assim cada caso pode variar.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…