Fique Sabendo

Quem não renovou a CNH por conta da pandemia pode ter sido beneficiado

Previamente, para entender como os motoristas brasileiros foram beneficiados pela nova lei de trânsito, é preciso estar ciente das regras atuais para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vigora desde 12 de abril deste ano, a partir da referida data a CNH passou a ter uma validade ampliada. Conforme a nova lei de trânsito, a processo de renovação do documento ficou nos seguintes moldes: 

  • Condutores com idade igual ou superior a 70 anos devem renovar a CNH a cada 3 anos;
  • Condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos devem renovar a CNH a cada 5 anos;
  • Condutores com idade inferior a 50 anos devem renovar a CNH a cada 10 anos

Em 2020, o processo de renovação da CNH foi suspenso devido à necessidade do distanciamento social, em decorrência da pandemia da covid-19. Vale enfatizar que as alterações descritas acima passaram a valer apenas em abril deste ano, antes disso o prazo para renovar o documento era de 5 anos (no caso de pessoas com menos de 50 anos). 

Sendo assim, um determinado motorista que deveria renovar a CNH, no decorrer de 2020, quando o prazo foi adiado, foi naturalmente beneficiado. Isto porquê, caso ele realizasse o processo no ano passado, quando o CTB ainda não estava em vigor, o documento teria validade até 2025 (com o passar de 5 anos). 

Contudo, com o adiamento do prazo para renovação e o vigor do novo CTB a história muda, de modo que o condutor que renovou a partir de março deste ano, terá a validade de seu documento igual a 10 anos. 

Em outras palavras, ao invés do documento vencer em 2025, o condutor terá até 2031 para renovar sua CNH. Contudo, vale ressaltar que o Detran é um órgão estadual, de modo que cada estado adotou uma determinada conduta de prorrogação dos prazos. 

Ademais, cabe salientar que a validade do documento pode ser reduzida, o que por sua vez, também dependerá do Departamento de Trânsito (DETRAN) de cada estado. 

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago