INSS

Quem pode pedir a revisão da aposentadoria em 2022?

Os aposentados do INSS que não estão satisfeitos com o valor do benefício, podem pedir a correção do provento. A revisão geralmente acontece quando a aposentadoria é concedida com o valor inferior ao esperado pelo segurado. O prazo máximo para isso é de 10 anos, após o primeiro pagamento.

Os segurados que receberam o primeiro pagamento do benefício em dezembro 2011, têm até janeiro de 2022 para pedir a correção. Os cidadãos que receberam o primeiro pagamento do benefício em janeiro de 2012, podem requerer a correção até fevereiro de 2022.

Quais são os prováveis motivos de erros do INSS?

A falha no cálculo da aposentadoria pode acontecer por uma série de fatores, como: desconsideração de alguns períodos de arrecadação, recolhimentos não processados, cálculo inapropriado feito com base nas novas regras, correções que não aconteceram automaticamente, entre outros.

Qual é o prazo para solicitar a correção?

O INSS e a Justiça estipulam o prazo de dez anos para requerer a revisão do benefício, a contar do primeiro dia do mês seguinte ao do recebimento do primeiro pagamento.

Vale destacar que para boa parte das revisões, o segurado deve fazer em primeiro lugar o pedido no INSS. A solicitação na Justiça é autorizada quando há uma negativa do INSS ou quando há um grande atraso da autarquia para responder, passando do prazo determinado por lei que é de 45 dias, nesses casos.

O que pode acontecer quando o segurado entra na Justiça por não conseguir respostas do INSS?

Nessa situação, ele poderá receber as diferenças de até 5 anos antes do pedido, mas para isso é necessário comprovar que o INSS cometeu falha na concessão do benefício.

Pedido de correção do benefício

A correção do valor recebido da aposentadoria deve ser requerida pela internet, através do portal Meu INSS. Para isso não é necessário que o beneficiário se dirija até uma das unidades da autarquia.

Acompanhe o passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS (pelo site ou plataforma). Para que o acesso seja liberado o segurado precisa informar o número do CPF e a senha cadastrada;
  • Na barra de pesquisa, digite “Revisão”;
  • O sistema solicitará a atualização seus dados de contato;
  • Selecione atualizar, confira as informações e modifique os dados, se for preciso;
  • Clique em “Avançar”.

O INSS dará alguns avisos para esclarecer, que quando uma revisão é solicitada, todo o cálculo é corrigido, havendo a possibilidade de diminuição do valor do benefício  e até perda do direito.

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Ana Flavia Correa

Jornalista há 5 anos, atuou na produção de jornais locais de Minas Gerais, como repórter e editora. Trabalhou na Assessoria de Comunicação de Araguari, como redatora, editora e na realização de eventos públicos da cidade. Atualmente se dedica ao jornalismo digital, integrando a equipe do Jornal Contábil.

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