Chamadas

Quem pode pedir a revisão do FGTS?

A Revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um desejo dos trabalhadores que querem a alteração da TR (Taxa Referencial) como índice que atualmente é usado para correção monetária do FGTS.

A TR passou a fazer a correção em 1999 e até hoje não consegue acompanhar os avanços da inflação. O que vem prejudicado em muitos os trabalhadores, isso porque, o dinheiro depositado na conta do FGTS não está rendendo, muito pelo contrário, vem perdendo feio para a inflação.

Ação na justiça pede que a TR (Taxa Referencial que corrige o FGTS seja substituída por outro índice que consiga acompanhar a inflação. Há quem queira que a TR seja substituída pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), para poder recuperar as perdas acumuladas desde 1999.

Os trabalhadores tiveram uma perda de R$ 300 bilhões com o reajuste feito pela TR (que está zerada a alguns anos). O STF (Supremo Tribunal Federal) está julgando a revisão do FGTS. No entanto, os ministros adiaram a decisão desde maio deste ano e não determinaram uma data para finalizar o julgamento.

Quem pode pedir a revisão?

Os trabalhadores que exerceram alguma atividade com carteira assinada após 1999 podem pedir a revisão do FGTS, mesmo quem já sacou parcialmente ou integralmente os valores. Já que enquanto o dinheiro não tinha sido resgatado, o saldo estava rendendo e tendo perdas para a inflação no país.

Existem afirmações que a revisão é possível para os trabalhadores que atuaram entre 1999 a 2013, o que é um engano, a revisão é possível para todos os trabalhadores até os dias atuais.

Documentação necessária para pedir a revisão

A revisão do FGTS só pode ser realizada através da Justiça. Neste caso, é preciso que o trabalhador apresente cópia de um documento de identificação pessoal (CPF, CTPS) para poder comprovar a inscrição no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), também será necessário o comprovante de residência, extrato do FGTS a partir de 1999 (com cálculo da correção).

É recomendável que o trabalhador tenha a assessoria de um advogado para entrar com uma ação na Justiça para pedir a revisão do FGTS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

MEI 2025: aprenda como cancelar Microempreendedor Individual

Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…

25 minutos ago

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

4 horas ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

5 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

5 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

6 horas ago

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

7 horas ago