Chamadas

Quem recebe pensão alimentícia tem direito a 13º salário?

O final do ano já chegou e, quando falamos em final de ano, é impossível não falarmos sobre o pagamento do 13º salário. Isso porque, normalmente, os trabalhadores brasileiros acabam recebendo o abono justamente no final do ano.

No entanto, um assunto que ainda rende muitas dúvidas é com relação à pensão alimentícia e o pagamento do 13º salário. Será que o alimentado (pessoa que recebe a pensão), tem direito de receber o abono natalino?

Este é um assunto importante ser esclarecido para que tanto o alimentado quanto o alimentante possam garantir o que a legislação brasileira determina.

Pensão alimentícia dá direito a 13º?

Para o trabalhador que tem a pensão alimentícia diretamente descontada na folha de pagamento, há sim o direito de pagar o 13º salário, assim como pagar inclusive o adicional de férias.

Resumidamente falando, toda e qualquer pessoa que paga a pensão alimentícia e que possua renda fixa que recebe o 13º salário, deverá pagar o abono ao alimentado.

Todavia, é necessária muita atenção, caso a pensão alimentícia tenha sido definida em valores, ou seja, não foi definido um percentual do salário a ser descontado, o pagamento do 13º salário não é garantido e deverá ser acordado judicialmente entre as partes envolvidas.

Conclusão

Como pudemos observar, a obrigação do alimentante incide sobre qualquer vantagem pecuniária salarial decorrente da relação de trabalho, incluindo o 13º salário e também a gratificação de férias que integra a remuneração.

De todo modo, é extremamente importante, que seja observado o teor da decisão judicial, para ser possível verificar quais verbas serão vinculadas ao desconto, garantindo que seja cumprido exatamente os termos determinados pela Justiça.

Em caso de dúvidas com relação à interpretação da decisão judicial, ou ainda do que se fazer com alguma possível verba, é extremamente importante que se busque orientação de um advogado, pois, a pensão alimentícia é um assunto sério, que quando descumprido acarreta graves punições.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago