Categories: INSS

Quem recebe pensão, pode solicitar a aposentadoria?

A resposta para essa pergunta é depende! Isto porque, segundo as normas previdenciárias, será necessário observar quais são os benefícios que o segurado deseja receber em simultâneo. Neste âmbito, é preciso ressaltar que a legislação nestes casos, é rica em detalhes, de modo que sempre será necessário analisar diferentes cenários. 

Neste artigo, em específico, iremos observar as situações, em que o beneficiário pretende acumular a pensão por morte com a aposentadoria. De imediato, vale enfatizar que é possível sim, receber ambos os benefícios ao mesmo tempo, logo, o pensionista que estiver próximo de se aposentar, não precisa se preocupar com a perda da pensão. 

Ainda cabe ressaltar que o mesmo vale para o cenário contrário, ou seja, de aposentados que recebem o direito à pensão por morte. Contudo, é preciso ter muita atenção quanto ao acúmulo desses benefícios, pois, há certas normas que irão incidir sobre esta situação. O regramento surgiu com a Reforma da Previdência de 2019, e impacta diretamente nos valores que serão recebidos. Saiba mais. 

Aposentadoria + pensão por morte, como funciona o acúmulo?

A principal mudança trazida pela Reforma da Previdência recai justamente no valor dos benefícios. Indo direto ao ponto, segundo as novas normas, agora, não é mais possível receber ambos os proventos em valor integral. 

Em suma, um dos proventos contará com uma redução, limitada ao valor do piso nacional, é claro. Sobre este último ponto, vale reforçar que nenhum dos benefícios pode ser pago em um valor inferior ao salário mínimo vigente. 

Portanto, ao ter direito aos dois benefícios, o segurado deverá escolher qual deles irá manter seu valor integral, e qual sofrerá a redução. Em geral, o provento mais vantajoso que não sofrerá alteração de valor, será aquele cujo pagamento é maior, em cifras. 

Redução do benefício MENOS vantajoso

Previamente, vale destacar que é recomendável realizar o cálculo redução junto a um advogado especialistas para evitar confusões. Portanto, antes de encaminhar o pedido do outro benefício, procure um profissional. 

De todo modo, o cálculo será da seguinte forma:

  • Caso do benefício menos vantajoso seja de 1 salário mínimo (R$ 1.302 atualmente), recebe-se 100% do valor, ou seja, não haverá reduções;
  • Caso o valor do benefício menos vantajoso esteja entre 1 e 2 salários mínimos, recebe-se o equivalente ao salário mínimo MAIS 60% do valor que exceder o salário mínimo;
  • Caso o valor do benefício menos vantajoso esteja entre 2 e 3 salários mínimos, recebe-se o equivalente ao salário mínimo MAIS 40% do valor que exceder o salário mínimo;
  • Caso o valor do benefício menos vantajoso esteja entre 3 e 4 salários mínimos, recebe-se o equivalente ao salário mínimo MAIS 20% do valor que exceder o salário mínimo;
  • Caso o valor do benefício menos vantajoso esteja acima de 4 salários mínimos, recebe-se o equivalente ao salário mínimo MAIS 10% do valor que exceder o salário mínimo.
Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago