Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As pessoas ficam com dúvidas quando precisam de algum benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente quando se referem ao auxílio-doença e aposentadoria por Invalidez.
É um benefício cuja missão é ajudar financeiramente os segurados que por algum motivo de doença ou acidente, se vê obrigado a se afastar do trabalho por um período de 15 dias, quando, provavelmente, o beneficiário precisará de ajuda médica também.
O benefício será temporário, e o segurado irá receber um determinado valor enquanto durar sua incapacidade para atividades laborais.
É concedido ao segurado quando este não possui mais condições de exercer sua profissão de forma definitiva e, também não consegue ser encaixado em outra profissão devido à sua incapacidade.
O que é Hipertensão?
Mais conhecida como pressão alta, é caracterizada pela força que o sangue bate contra as paredes das artérias do corpo.
A pressão pode ser considerada alta ao estar acima de 14/9, em muitos casos, ela pode ultrapassar o número de 18/12.
Como é diagnosticada a hipertensão?
Diagnosticar a hipertensão pode ser um pouco delicada, isso porque, ela não apresenta sintomas graves e o pior pode ocasionar acidentes vasculares ou doenças cardíacas em grau maior.
A pressão alta não impede a pessoa de trabalhar, no entanto, a pessoa que precisar passar por algum período de tratamento específico, que deixe claro para o INSS que o mesmo não poderá continuar exercendo suas atividades no trabalho temporariamente, o que pode ser entendido que aquele trabalhador vai precisar fazer um requerimento pelo auxílio-doença.
A hipertensão não impede que o trabalhador exerça suas atividades laborais, portanto dependendo da situação o mesmo poderá sim, requerer a aposentadoria por invalidez.
Muitas vezes, como falamos, a hipertensão poderá causar até mesmo um acidente vascular (AVC).
Exemplo:
Um segurado sofreu um AVC que resultou em uma sequela, que consequentemente fez com que ele ficasse impossibilitado de exercer suas atividades laborais permanentemente, neste caso, ele vai precisar passar por uma perícia médica do INSS, para poder comprovar a incapacidade.
Para marcar a perícia médica, o cidadão vai poder agendar um horário por meio do Meu INSS ou entrar em contato com a central de atendimento 135.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…