Chamadas

Quem trabalhou em 2021 vai receber o abono PIS em 2022?

O abono salarial do PIS/Pasep se trata de um benefício pago anualmente pelo governo aos trabalhadores que se encaixam nas regras do programa.

O benefício se trata de uma espécie de 14º salário destinado aos trabalhadores de baixa renda que exercem atividade de carteira assinada.

Normalmente, o abono salarial é conhecido por ser pago no ano seguinte ao que o trabalhador exerceu atividade remunerada.

Nesse sentido, quem trabalhou formalmente no ano passado será que vai ter direito de receber o abono salarial neste ano de 2022? Se você quer uma resposta para essa pergunta, vamos lhe dar agora!

Quem trabalhou em 2021 vai receber o PIS/Pasep esse ano?

Até o ano passado, o abono salarial do PIS/Pasep era pago no ano seguinte ao que o trabalhador tenha exercido atividade remunerada.

Por exemplo, quem trabalhou em 2019 teve o calendário de pagamentos do PIS/Pasep liberado em julho de 2020 e foi pago até junho de 2021.

Nesse sentido, quem trabalhou no ano passado pode receber o abono salarial do PIS/Pasep a partir desse ano?

A resposta para essa pergunta é que não, quem trabalhou de carteira assinada em 2021 vai receber o abono salarial apenas em 2023.

Isso porque o governo mudou as regras de pagamento do abono no ano passado, onde, ao invés de termos pagamentos que se iniciam em julho de um ano e terminam apenas em julho do ano seguinte.

Agora o governo adotou o posicionamento de que todos os trabalhadores com direito ao abono salarial devam receber o PIS/Pasep no mesmo ano entre os meses de janeiro e dezembro.

Sendo assim, quem trabalhou em 2020 recebeu o abono este ano, quem trabalhou em 2021 vai receber o abono em 2023, assim como quem trabalhar este ano vai receber o abono apenas em 2024.

Pagamento do abono em 2022 já foi feito

Entendendo as mudanças que ocorreram, vale lembrar que o abono salarial que deveria ser pago este ano já foi feito e os trabalhadores já receberam.

Tiveram acesso ao benefício os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020, que receberam em média até dois salários-mínimos por mês e que estão inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

O pagamento foi feito entre os dias 15 de fevereiro até 24 de março e os trabalhadores que ainda não realizaram o saque possuem até o dia 29 de dezembro para resgatar o benefício.

Para saber quem possui ou não direito ao abono salarial pode baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível para celulares Android e iOS e verificar se possuem ou não direito ao benefício pago.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

46 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

22 horas ago